"A Joana sempre escreveu canções, com letras dela ou com letras emprestadas. Tudo começou com acordes íntimos à volta de histórias e instantes, ao compasso do anti-herói.
Influenciada por Leslie Feist, Fiona Apple e Janis Joplin, entre outros, nunca fez planos para levar a música além do seu mundo, mas começou a dar conta que apenas ela e os acordes não preenchiam as histórias amontoadas... Então, a seu convite, em 2011, foram aparecendo o Duarte, muito alto, o Gonçalo, a meio, e o Rui, no baixo.
Passaram alguns dias numa casa bem longe de Lisboa ou de qualquer outra cidade, ou de qualquer outra casa, onde se puseram a gravar uma maquete sem descanso e com muito frio. Foi nesses momentos que se começou a construir uma sonoridade de grupo a que puderam chamar de sua.
Gravar um álbum foi o passo inevitável. Impôs-se o peso do reportório nos demais evidentes contornos de um primeiro trabalho e a vontade de ir sempre mais além. Aconteceu no Jade Studios, em Paço d’Arcos, com Nené Peleira a cargo da produção musical, durante 2012.
Uma série de concertos por Lisboa consolidaram o som das histórias que outrora foram só da Joana. E, como é natural nestas artes de palco, novas ideias e outras histórias foram surgindo, nascidas já dentro do som da banda, prontas para planos futuros.
Um som com algo muito português. Mas, contado, ninguém acredita. Acreditariam que vagueia pelo o Pop e pelo Rock e muitos dos outros ramos, sem nunca pousar em nenhum. É no constante voo entre o eléctrico e o acústico, o luso e o estrangeiro, a luz e a sombra, que as canções se soltam. E não poderia ser de outra maneira." (nota de imprensa)
" Stained By the Rain" está disponível para download gratuito, AQUI.
" Stained By the Rain" está disponível para download gratuito, AQUI.
www.facebook.com/joanapratamusica
Sem comentários:
Enviar um comentário