"2: Sagrado e Profano", o segundo disco d'O Experimentar, tem um novo vídeo. "Sol", a canção que fecha o disco, foi o tema escolhido para um trabalho da autoria do artista plástico Tiago Bom, que já fora responsável pelo grafismo deste segundo tomo.
Filmado em Super 8, este pequeno filme é um registo na primeira pessoa da viagem que Tiago Bom e Pedro Lucas (líder do projecto) encetaram por várias ilhas dos Açores durante as celebrações do Espírito Santo em Maio de 2012, com o intuito de recolher imagens e sons para "Sagrado e Profano". O resultado surge como um postal impressionista e melancólico das ilhas, um retrato sensível dos elementos que abraçam as pessoas que lá vivem.
Ao longo do último ano os músicos Carlos Medeiros, autor do disco O Cantar Na M'Incomoda, e Pedro Lucas, autor d'O Experimentar Na M'Incomoda, têm vindo a trabalhar um conjunto de temas que deverão ver a luz do dia ainda em 2014. Neste momento a finalizar o processo de pré-produção, Medeiros e Lucas irão juntar-se a outros músicos lisboetas em estúdio durante o próximo Verão. O trabalho será editado pela Ponto Zurca.
Livremente inspirado no clássico espanhol D. Quixote, o novo projecto aborda aventuras e desventuras de marinhagem, de viagem e sonho, trocando o território da Mancha pelos mares dos Açores. Surge de várias ideias em que Medeiros tem vindo a trabalhar ao longo do seu percurso, ao qual Lucas se juntou durante o último ano. Utilizando textos de diversos autores, açorianos e ibéricos, o repertório é maioritariamente composto por temas originais da responsabilidade dos dois músicos.
Dos ritmos do norte de África às canções de marinheiros do arquipélago, passando pela música sefardita e andaluza, têm vindo a explorar as sonoridades ligadas à música da península ibérica. Apostando num registo intermédio entre o minimalismo de O Cantar Na M'Incomoda e o arrojo d'O Experimentar, este trabalho afastar-se-à cada vez mais dos terrenos da música electrónica e já tem confirmada a participação dos multi-instrumentistas Ian Carlos Mendonza (Tigrala) e Pedro Gaspar (Bandarra, O Experimentar).
www.facebook.com/oexperimentar
Sem comentários:
Enviar um comentário