Miguel Torga nasceu no Alentejo. Até aos 12 anos de idade, subiu às árvores e perseguiu cobras e grilos. Aos 12 descobriu a música electrónica com a electronic body music, o industrial, e outros derivados lácteos.
Em 1994, motivado pela então actual cena de música de dança nacional, começa por experimentar manipulação áudio com um tracker/sampler o que – à medida que a curiosidade aumenta – o leva a explorar as várias técnicas de síntese de som e patch design.
É a partir desta experimentação sónica, possibilitada pelos sintetizadores, samplers e processadores de efeitos, que Miguel Torga começa a compor e produzir as paisagens hipnóticas e os ritmos intensamente físicos que povoam a sua música.
A sua obra tem como conceito principal, produzir música electrónica em português: techno e house com identidade nacional. Esta identidade é estabelecida através do uso de vocalizações em português, o sampling de vozes do cinema nacional de Manoel de Oliveira, a poesia declamada por Mário Viegas ou a recorrente referência a símbolos nacionais.
A sua música já foi editada por editoras estrangeiras, como a berlinense Aroma Music, editoras nacionais, como a Freima Labs, ou ainda a luso-alemã Container Music.
Miguel Torga, edita agora o seu primeiro álbum, "Hexágono Amoros", um disco composto por 11 temas.
Miguel Torga, edita agora o seu primeiro álbum, "Hexágono Amoros", um disco composto por 11 temas.
www.facebook.com/MiguelTorga
Sem comentários:
Enviar um comentário