A cena drum ‘n’ bass em Portugal está carregada de virtudes. Já o defeito encontra-se na pouca visibilidade que persiste em rodear os artistas nacionais embebidos no movimento. Não é por aí, no entanto, que os arquitectos portugueses do género não são reverenciados pelo pares que deambulam por outros territórios estéticos. É o caso de Fat Cap.
Natural de Viana do Castelo, o DJ e produtor nutre um especial respeito pela scene e pelos rostos associados ao drum ‘n’ bass made in Portugal. Isto para além de ser um curioso do género, sendo que Fat Cap é tanto produtor de d’n’b como DJ de hip hop – e até baterista noutros colectivos.
Há sensivelmente um mês, essa apreciação materializou-se numa mixtape que incluía apenas e só nomes nacionais do d’n’b. Foi uma primeiro volume, o que deixa antecipar registos sucessores. A vénia ao género subsiste e é hoje motivo de mais um lançamento exploratório da arte do drum ‘n’ bass.
"Bateria e Baixo Remixes" é um EP que apresenta quatro faixas de artistas nacionais – MGDRV, Holly (com Tem-P), Macacos do Chinês e Richie Campbell – remisturadas para sonoridades que recolhem genes do d’n’b. Rimas e reggae nacional facelifted para as acelerações pulsantes de drum e de bass.
Um lançamento que tem selo Rimas e Batidas e que tem como anexo uma série de respostas que nos permitem conhecer um pouco melhor o trabalho e motivações do produtor vianense.
Sem comentários:
Enviar um comentário