No dia 03 de Novembro, às 23.00h, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães recebe o projeto Ana, naquela que será a penúltima atuação do ciclo de concertos SOM de GMR. No arranque do segundo tomo de espetáculos no âmbito deste ciclo, o Café Concerto do CCVF apresentou ao público This Penguin Can Fly (em Outubro), encerrando o mesmo, em Dezembro, com os Smartini. Entretanto, é tempo de dar o palco à música de Ana, que esta sexta-feira reúne o mentor do projeto, Gabriel Salgado, com o seu amigo de longa data, Diogo Alves Pinto, mais conhecido como Gobi Bear.
Ana não é uma mulher. Apesar do nome feminino, quem se apresenta ao público é Gabriel Salgado que, acompanhado da sua guitarra, cria universos delicados. O músico esconde-se assim por trás do nome que gera graça nos trocadilhos quando surge frente à plateia. Gabriel Sagado, ainda novato nestas andanças, vai vendo a sua qualidade reconhecida a cada atuação ao vivo pela forma delicada e assertiva como maneja a guitarra que sempre o acompanha.
A cada nota expõe o seu ainda tímido talento e embala quem o ouve numa suavidade que entorpece e faz querer mais. Diogo Alves Pinto, amigo de longa data e mais conhecido por Gobi Bear, foi quem o desafiou a gravar umas músicas e começar a tocar. Agora, o Café Concerto acolhe os dois compinchas, para tocarem o repertório de Ana, para deleite dos apreciadores de música que é simplesmente bonita.
Dezembro encerra o ano e também este ciclo, que ao longo de 2017 rastreou a melhor música que se faz em Guimarães e na região. Para o fecho do SOM de GMR, o Café Concerto do CCVF recebe, no dia 01 de dezembro, os Smartini.
Este quarteto, junto desde 1992 (ainda que se apresentassem com outro nome), começou a tocar sob a influência do grunge de Seattle, género que se tornou símbolo de uma geração que berrava um descontentamento com a sociedade do momento. Os Smartini cresceram e buscaram outras inspirações com sonoridades mais harmónicas e em 2016 regressaram, confirmando toda a sua vitalidade com o EP “Liquid Peace”.
Sem comentários:
Enviar um comentário