2018 promete ser um ano muito especial para Rodrigo Leão que planeou uma série de iniciativas para assinalar o importante marco de 25 Anos de Carreira a Solo.
O percurso iniciado em nome próprio em 1993 com a edição de "Ave Mundi Luminar" começará por ser celebrado com uma exposição que traça o percurso do compositor português através de um importante e inédito conjunto de documentos.
Através de fotografias, muitas delas nunca antes vistas, cartazes, capas de discos, mas também de videoclips, imagens de concertos ou excertos da série "Portugal, Um Retrato Social" - para a qual assinou a banda sonora -, Rodrigo Leão, com a inestimável colaboração do realizador Leonardo António, abrirá ao público as portas do seu arquivo pessoal para uma mostra que será reveladora da sua personalidade, da sua atitude perante a arte, do seu percurso artístico.
Esta exposição estará patente no espaço atmosfera m (no nº 5 da Rua Castilho, em Lisboa) entre 7 de Dezembro e 6 de Janeiro.
A grande comemoração dos 25 anos de carreira, sob o genérico O Aniversário, inicia-se com um duplo CD retrospectivo a ser editado em Março, reunindo as principais colaborações de Rodrigo com grandes artistas e nomes estrangeiros e os seus instrumentais mais queridos.
O Aniversário será também espectáculo, com uma produção de palco dirigida ao grande público, contando com uma formação alargada a dez músicos e duas cantoras. O trabalho técnico deste espectáculo será extremamente cuidado, de forma a que a amplificação sonora funcione tanto nos grandes espaços como nas salas mais exigentes, garantindo que cada recanto possa escutar cada pormenor da instrumentação.
O ano de 2018 trará também os últimos concertos da digressão conjunta com o cantor-compositor Scott Matthew. A digressão do álbum resultante da sua parceria, Life Is Long,terminará com actuações em Lisboa e no Porto.
A comemoração dos 25 anos continua com a versão revista e actualizada do concerto "Os Portugueses", acompanhando o relançamento de uma das suas bandas-sonoras mais interessantes: "Portugal, um Retrato Social", a seminal série televisiva realizada em 2007 por Joana Pontes e António Barreto. A música que Rodrigo compôs para essa série, onde cristalizou a indefinível portugalidade da sua inspiração melódica, vai ser relançada numa edição restaurada com material adicional, sob o título "Os Portugueses", e servirá de base a uma produção de palco refeita e retrabalhada.
Rodrigo Leão propõe ainda um novo concerto: Instrumental - O Ensaio, com uma forte componente de projecções video e focado em composições instrumentais ao estilo que nos habituámos a reconhecer como a sua marca pessoal.
A par de material instrumental já conhecido, Rodrigo apresentará em primeira mão algumas das novas composições em que tem trabalhado, ainda em versões integralmente instrumentais. Este concerto será em simultâneo uma apresentação, uma rodagem e um ensaio de peças que farão parte de um novo disco de originais.
Este novo trabalho, um dos projectos mais esperados da nova temporada, será lançado até ao final de 2018, e poderá verdadeiramente representar o novo álbum de carreira de Rodrigo, após uma série de trabalhos que nasceram a convite de outros músicos ou foram incursões em terrenos mais alternativos.
Sem comentários:
Enviar um comentário