A nova criação da d’Orfeu AC “Valente Maio” tem ante-estreia confirmada para 27 de Abril, às 22.00h, na Latada do Espaço d’Orfeu, em Águeda. José Valente (violetista) e Manuel Maio (violinista) formam este duo que casa violino e viola d’arco de uma forma enérgica e singular, a partir de composições originais de ambos. O bilhetes estão já à venda e a lotação é limitada.
O duo entre o violino e a viola d’arco protagoniza um dos conjuntos mais cúmplices da história da música. A sua familiaridade física, que lhes concebe uma semelhança de texturas e técnicas musicais, foi explorada ao longo dos séculos por inúmeros compositores e intérpretes.
Manuel Maio, violinista, e José Valente, violetista, conhecidos pela flexibilidade linguística e irreverência criativa, sendo ambos também compositores premiados, associam-se para formar “Valente Maio”. Um encontro entre o violino e a viola d’arco que viaja entre múltiplos estilos, suscitando uma entusiasmante mistura entre virtuosismo e sensibilidade, entre o "clássico" e o "jazz", entre o que se conhece destes dois instrumentos e aquilo que, por eles, há-de vir.
O concerto registará uma confluência entre contextos, de uma conversa pertinente e atual entre a tradição e a contemporaneidade, protagonizada por uma formação instrumental cheia de potencialidade para explorar, com recurso a loopstation e pedais de efeitos, mas de dimensão essencialmente acústica. O grande desafio deste duo é exatamente a reunião de toda esta exuberância de estilos e alusões, na definição de um idioma interessante e transparente que integra a multiplicidade estética proposta e mantém o rigor que distingue a música erudita.
Os bilhetes para a ante-estreia de “Valente Maio” estão já à venda no Espaço d’Orfeu e têm o valor de 8€ (ou 4€ com Cartão d’Orfeu). O momento é especial e a lotação é limitada.
Sem comentários:
Enviar um comentário