28/01/2019

AMÁLIA RODRIGUES & DON BYAS | "Encontro"


Há 50 anos, numa tarde prodigiosa, de um só fôlego, quase sem ensaios, era gravado um disco, a que depois chamaram "Encontro".

"Uma tarde que foi também uma espécie de remate às sessões de gravação, lendárias, que Amália fez com o Conjunto de Guitarras de Raul Nery. Encontro entre dois improvisadores brilhantes, entre o Fado e o Jazz, entre Amália e Don Byas, idealizado por Luiz Villas-Boas. Encontro de grande modernidade que foi um dos mais notáveis percursores dessa moda, depois tão vulgarizada, da fusão entre géneros musicais. E se, para muitos, o saxofone de Don Byas foi – tal como o piano de Alain Oulman tinha sido, anos antes –, apenas um intruso num "disco de Amália", ninguém hoje pode negar o quanto ele inspirou, e até aguçou, um dos momentos mais virtuosos e inventivos da cantora.

Acima de tudo, Encontro, mais do que alcançar uma perfeita fusão entre dois mundos, como tantos ainda hoje lamentam não ter alcançado, realça de forma exemplar a universalidade absoluta de Amália enquanto intérprete vocal. Foi essa musicalidade excelsa que cativou Don Byas, nessa tarde, e despertou, na sua intuição de grande músico, a vontade de transformar-se “apenas” em mais um dos seus acompanhadores. E mostrar-nos também, nos solos que preenchem tão distintamente as pausas do canto de Amália, que mesmo vindo do Jazz e sem dominar de todo a linguagem do Fado, consegue “estilar” com tanta melancolia.

Por esses solos, pelo respeitoso “acompanhamento” que faz à linha de canto de Amália, talvez mais perfeita aqui do que nunca, e pelo tão clássico cenário que o Conjunto de Guitarras de Raul Nery lhes propicia, este Encontro só pode suscitar mais uma nota: Ah! Fadistas!" (Frederico Santiago)

"Encontro" já nas lojas em CD e plataformas digitais.

Alinhamento:

01. Povo que Lavas no Rio

02. Solidão

03. Estranha Forma de Vida

04. Libertação

05. Cansaço

06. Rua do Capelão

07. Ai Mouraria

08. Não É Desgraça Ser Pobre

09. Coimbra

10. Lisboa Antiga

11. Há Festa na Mouraria

12. Maldição

Sem comentários:

/>