11/04/2019

DIOGO MENDES | "Portefólio"

Diogo Mendes é músico, produtor e compositor, um dos mais promissores guitarristas de Guitarra Portuguesa ao estilo de Coimbra. Herdou do pai o gosto pela música, mas a paixão pelo Fado de Coimbra e pela Guitarra Portuguesa surgiu em 2011, com a chegada à Universidade de Coimbra e à Estudantina Universitária de Coimbra.

Em 2014 formou o Grupo de Fado Amanhecer, com o qual percorreu o país, realizando inúmeros concertos e participando em vários momentos académicos importantes, não só em Coimbra como também no Porto e em Lisboa. O primeiro álbum do grupo, Balada a Coimbra, vendeu mais de mil cópias e encontra-se disponível em todas as plataformas digitais.

Marcou presença nas maiores salas de espectáculo do país, nomeadamente Coliseu dos Recreios, Casino do Estoril, Coliseu do Porto, Teatro Sá da Bandeira, Teatro Académico Gil Vicente e Convento São Francisco. Fez digressões ao Canadá, Paris, Espanha, à Madeira e aos Açores. Em Coimbra, atuava frequentemente em várias Casas de Fado.

Aprendeu Guitarra Portuguesa com grandes mestres como Manuel Coroa, Ricardo Silva, Paulo Soares, Luís Marques, Ricardo Dias, Ricardo Gordo, Custódio Castelo, Bernardo Couto, António Parreira e Hugo Vasco Reis.

Além da sua actividade enquanto artista, dedica-se ao ensino da Guitarra Portuguesa. Hoje detém a sua própria escola, a Escola de Fado de Coimbra.

"Portefólio" é o seu primeiro trabalho a solo, que conta com a participação de inúmeros convidados com quem se cruzou ao longo do seu percurso artístico, sumariando as suas vivências até à data.




Sem comentários:

/>