17/09/2019

MARIA MENDES | Misty Fest


O jazz e o fado partilham, antes de mais, a noite, alguns estados de alma e uma certa solenidade. Maria Mendes entende isso. A cantora portuense prepara-se para lançar um novo álbum, que será o seu terceiro, em que conta com o famoso produtor e pianista americano John Beasley e com os préstimos da maior orquestra sinfónica de jazz do mundo, detentora de 3 Grammys, a Metropole Orkest.

Partindo de um reportório especial escolhido sobretudo entre alguns clássicos maiores de Amália Rodrigues ("Tudo Isto é Fado", "Foi Deus", "Asas Fechadas" ou "Barco Negro"), mas também de Carlos Paredes ("Verdes Anos") e ainda Mariza ("Há Uma Música do Povo") ou Mafalda Arnauth ("E Se Não For Fado"). Maria Mendes junta também ao alinhamento três originais da sua lavra e um fado que lhe foi oferecido por Hermeto Pascoal, verdadeiro gigante da música brasileira que um dia Miles Davis descreveu como "o músico mais impressionante do mundo".

Será este o ponto principal da viagem que Maria Mendes assinará no Misty Fest, acompanhada de um trio que lidera com alma, estilo e saber, tal como fez no seu álbum. Maria Mendes não tem apenas visão, tem igualmente os mais calorosos elogios de grandes nomes da música, como Quincy Jones que no Festival de Jazz de Montreux vaticinou: "Vejo um futuro brilhante e promissor para esta jovem cantora”. A crítica europeia está de acordo e tem apontado Maria Mendes como uma das mais sólidas promessas musicais do nosso continente.

Sem comentários:

/>