21/04/2021

PEDRO MOUTINHO APRESENTA AMÁLIA E OS POETAS


Para celebrar o centenário de Amália Rodrigues, Pedro Moutinho criou um espetáculo cujo o mote foi a seleção de alguns dos mais importantes poetas Portugueses cantados por Amália Rodrigues. No desenho deste espetáculo, o fadista contou com o fotógrafo e realizador Sebastião Varela, sobrinho-bisneto de Amália. Com base nos poemas e nas históricas interpretações da fadista, Sebastião Varela criou, a partir da fotografia, um imaginário visual para colorir cada tema de acordo com a interpretação que faz dos mesmos. 

Partindo da palavra para homenagear a mais importante intérprete do mundo da lusofonia, Pedro Moutinho dará voz a uma cuidada seleção de poetas. Camões, Fernando Pessoa, Alexandre O’Neil, Pedro Homem de Mello, David Mourão Ferreira, José Carlos Ary dos Santos, mas também a própria Amália Rodrigues, que escreveu letras para temas tão icónicos como “Estranha Forma de Vida”, “Trago Fado nos Sentidos” ou “A Lágrima”. 

Propõe-se assim uma viagem ao mundo dos poetas de Amália através de duas formas de arte distintas. Uma homenagem, no momento em que se assinala o Centenário da fadista, num espetáculo inédito, em que o fado e a fotografia procuram uma simbiose para exprimir uma visão conjunta e atual de alguns dos temas que eternizaram Amália Rodrigues. Pedro Moutinho apresenta Amália e os Poetas no Teatro Maria Matos, no dia 17 de Maio às 21.00h, em Lisboa; e no Teatro Sá da Bandeira, no dia 5 de Junho às 20.00h, no Porto.

Sem comentários:

/>