20/07/2021

FAUSTO BORDALO DIAS ESGOTA ESPETÁCULO NO PORTO E ANUNCIA DATA EXTRA


Depois de esgotar os dois concertos agendados para o Centro Cultural de Belém, em Maio, Fausto Bordalo Dias leva o espetáculo “Atrás dos Tempos Vêm Tempos” à cidade do Porto. Nos dias 3 e 4 de Setembro, este último já esgotado, a Casa da Música será palco de um dos artistas mais icónicos da música portuguesa. 

A viagem passará por etapas importantes da carreira de Fausto: de "Pró Que Der e Vier", trabalho lançado logo em 1974, e "Madrugada dos Trapeiros", disco de 1977, ao inevitável "Por Este Rio Acima" de 1982, "O Despertar dos Alquimistas" de 1985, "Para Além das Cordilheiras" de 1987 e ainda "Crónicas da Terra Ardente" de 1994, "A Ópera Mágica do Cantor Maldito" de 2003 ou "Em Busca das Montanhas Azuis", o trabalho de 2011 que continua a ser o seu registo de originais mais recente. 

Desses marcos escutar-se-ão temas eternos como “Ao Som do Mar e do Vento”, “Todo este Céu”, “Lembra-me Um Sonho Lindo”, “Navegar Navegar”, “Rosalinda”, “Porque Me Olhas Assim”, “Carta de Paris”, “A Guerra é a Guerra” ou, entre muitas outras, a canção que dá o mote ao espetáculo, “Atrás dos Tempos Vêm Tempos”, numa viagem com duas dezenas de canções que já se libertaram do tempo para se tornarem matéria omnipresente nas nossas memórias e identidades. 

Rodeado de músicos e amigos com quem se cruzou em diferentes momentos da sua frutuosa carreira, Fausto irá navegar por uma memória feita de grandes descobertas. Viriato Teles escreveu, não há muito tempo, sobre Fausto e Por este Rio Acima no livro Cento e Onze Discos Portugueses com que a Antena 3 celebrou oito décadas de rádio pública. Aí sublinhava a relevância de um trabalho que não sendo necessariamente o “melhor”, era um claro marco distinto e nobre num percurso a todos os títulos singular. “É isso, e apenas isso, que faz de Por Este Rio Acima um disco a todos os títulos histórico”, referia o veterano jornalista, “já que antes de depois dessa obra Fausto criou alguns dos mais belos temas da música portuguesa de todos os tempos – de "Rosalinda" a "Atrás dos Tempos", passando por todo "O Despertar dos Alquimistas", pela revisitação da infância de "A Preto e Branco", pelo reencontro com a Europa de "Para Além das Cordilheiras", ou pelo resto da viagem contada e cantada em "Crónicas da Terra Ardente" e "Em Busca das Montanhas Azuis", os dois outros títulos da trilogia de Fausto sobre a diáspora portuguesa”. 

É essa obra que todos iremos agora poder aplaudir. Porque atrás dos tempos vêm tempos, e outros tempos hão-de vir. Os bilhetes para o espetáculo “Atrás dos Tempos Vêm Tempos” de Fausto Bordalo Dias na Casa da Música a acontecer na data extra de 03 de Setembro estão já à venda tanto na bilheteira da Casa da Música como também pela Ticketline, e custam 30€.

Sem comentários:

/>