14/08/2021

AMÁLIA & CESÁRIA | Fado & Morna


Duas artes levadas ao mundo por duas almas excecionais. Amália e Cesária deram a conhecer a identidade e as raízes dos seus países através da Voz e foram o grande impulso para que o Fado e a Morna se tornassem Patrimónios Culturais Imateriais da Humanidade, estabelecidos pela Unesco. 

A 18 de Setembro, o Jardim d’Amália vai celebrar o Fado e a Morna, num espetáculo que tem como objetivo homenagear Cesária Évora e Amália Rodrigues. Na feliz coincidência de partilharem a Rua de São Bento, é com a união da Fundação Amália Rodrigues e do Centro Cultural de Cabo Verde que nasce o desejo de desenvolver um espetáculo que une, num formato acústico, o fado e a morna. 

O espetáculo ao ar livre contará com a presença de Célia Leiria (Fado) e Cremilda Medina (Morna) no Jardim da Casa-Museu Amália Rodrigues. De forma a celebrar não só a música portuguesa e a cabo-verdiana, mas também a cultura de ambos os países, o espetáculo será preenchido com a leitura de poesia cabo-verdiana e portuguesa. De forma a enriquecer esta viagem cultural, serão expostas peças do acervo de Amália e de Cesária.

Sem comentários:

/>