01/10/2021

SENSIBLE SOCERS | "Manoel"


Fica hoje disponível “Manoel”, o quarto álbum dos Sensible Soccers. Gravado na Arda Recorders e co-produzido pela banda e por João Brandão, resulta do trabalho de criação de duas novas bandas sonoras para dois filmes de Manoel de Oliveira: "Douro, Faina Fluvial" (1931) e "O Pintor e a Cidade" (1956). O universo oliveiriano e a forma como o realizador olhava o Porto - a sua cidade, tão bem retratada nestas obras - funcionaram como pauta para o ritmo e ambiente de uma série de composições que serão apresentadas em formato cine-concerto, em diálogo com os filmes. 

Este diálogo assume diferentes contornos ao longo do caminho: por vezes a música passeia no cinema, ao seu passo e no seu tempo, como vento pelas costas. Outras vezes invade-o, impondo uma nova leitura, qual vendaval hostil. A memória - desta feita, a da(s) cidade(s) - volta a ser o mote fundamental. É desta série de composições - algumas revistas, outras aumentadas, outras ainda transfiguradas ou mesmo irreconhecíveis - que nasce “Manoel”, fazendo o seu próprio caminho, para lá das imagens. 

O resultado são 10 temas com identidades muito diversas, que vão do ambiental ao techno, passando pelo jazz ou pelo dub, num jogo de alternâncias – tão apanágio dos Sensible Soccers – entre a luz pop e a melancolia ou o experimentalismo.

Agenda: 

16 de Outubro | Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão (cine-concerto) 

28/31 de Outubro | Walk & Dance'21, Freamunde 

12 de Novembro | gnration, Braga (cine-concerto) 

13 de Novembro | gnration, Braga (cine-concerto) 

10 de Dezembro | Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha

Sem comentários:

/>