29/11/2021

JOÃO AFONSO | "Livros"


Para o seu novo projeto, intitulado "Livros", João Afonso, um dos mais conceituados cantaurores da atualidade, decidiu musicar diversas obras de literatura clássica, numa edição livro/CD de 70 páginas, que conta com os contributos de notáveis artistas plásticos (André Letria, João Lucas), fotógrafos (Augusto Brázio), ilustradores (António Afonso Lima e Henrique Cayatte) e escritores portugueses (João Afonso dos Santos, Alice Vieira, Mário Carvalho, Isabel Rio Novo, Joel Neto, Hélia Correia, Afonso Reis Cabral, Ricardo Araújo Pereira, Paulo José Miranda, Luciano Amaral, Jorge Silva Melo, Frei Bento Rodrigues e Afonso cruz). 

"Quando nasceu em mim a ideia de fazer um trabalho sobre livros, pensei em como um livro nos faz crescer com a sua generosa companhia, informação e criatividade", afirma João Afonso a propósito de "livros". O apuro dos arranjos musicais e das guitarras de Miguel Fevereiro aliados ao trabalho de som de Francisco Grilo, confirmam a boa decisão de vestir as canções apenas com voz e guitarra, cientes de que a simplicidade seria a melhor roupagem para as canções sobre grandes obras literárias. 

"De que melhor forma se poderiam ouvir as lendas e histórias e sentir o vento e a fantasia a passarem pelo velho castanheiro?" questiona João Afonso. 

"Livros" reúne, deste modo, 14 canções inéditas de João Afonso num CD que integra um livro ilustrado por António Afonso Lima e é enriquecido com olhares diversos sobre obras literárias que fazem parte do "som das leituras" do músico, nomeadamente: 

Cartilha Escolar - texto de João Afonso dos Santos 

Tintim,- texto de Alice Vieira 

A ilha do tesouro - texto de Mário Carvalho 

Os Lusíadas - texto de Isabel Rio Novo e pintura de André Letria 

Cem anos de Solidão - texto de Joel Neto 

Dom Quixote - texto de Hélia Correia, fotografia de Augusto Brázio e pintura de João Lucas 

A Metamorfose - texto de Afonso Reis Cabral 

A Queda dum Anjo - texto de Ricardo Araújo Pereira A Relíquia - texto de Paulo José Miranda e ilustração de Henrique Cayatte 

Demónios - texto de Luciano Amaral 

Odisseia - texto de Jorge Silva Melo 

Bíblia - texto de Frei Bento Domingues 

O Principezinho - texto de Afonso Cruz 

O Fim 

No prefácio deste "Livros", o jornalista Carlos Vaz Marques destaca que "Cada livro tem dentro dele uma música própria à espera de quem a escute. O gesto de João Afonso ao escrever este disco é a  afirmação de que, nos seus melhores momentos, livros e canções são fruto da mesma raiz."

Sem comentários:

/>