17/11/2021

RUI REININHO | “20.000 Éguas Submarinas”


Rui Reininho tem tanto de próprio como de não comum, seja entre os vivos, como entre as lembranças dos mortos que nos marcaram. Depois do famigerado “Companhia das Índias” (2008), o músico assume um percurso mais experimental com “20.000 Éguas Submarinas”. 

Produzido por Paulo Borges, juntos congeminaram uma viagem que durante dois anos os levou pelos confins dos mares já dantes navegados, a passo, trote, galope, mariposa e voo, como escape de corais profundos, mas não tão fundos quanto o exercício de libertação já revelado. O novo disco em formato de vinil (180g) chegou às lojas no passado dia 4 de Setembro, passando agora a estar também disponível para encomenda através da página Bandcamp do Rui Reininho

No dia 27 de novembro, às 22.00h, Rui Reininho sobe ao palco da Sala Suggia da Casa da Música, acompanhado pela Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM), sob direção musical de Pedro Guedes, e ainda por Paulo Borges (produtor de “20.000 Éguas Submarinas”) e Alexandre Soares (Osso Vaidoso, Três Tristes Tigres). Os arranjos da big band serão da autoria de João Guimarães, João Pedro Brandão, José Pedro Coelho, Pedro Guedes e Telmo Marques. 

“Os vislumbres do futuro parecem ressoar sempre de paisagens ancestrais. São as palavras despidas para o som, as percussões e a electricidade, os sopros e o vento, um Tan Tan no Tibete ou o leão da Boavista. A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) aventura-se pelos mistérios que vagueiam em 20 000 Éguas Submarinas, o recém-nascido disco de Rui Reininho. Os temas surgem de improvisações de Reininho com Paulo Borges com a participação de Alexandre Soares. Músicos da OJM transformam-nas para a Big Band e juntam-se todos nesta nau imaginária porque “há que sobrevoar o mar e navegar o ar.” 

Os últimos bilhetes custam 14€ e estão à venda no site da Casa da Música. Já no dia 9 de Dezembro, às 22.30h, Rui Reininho sobe ao palco do Lux Frágil, contando desta vez com os músicos que o têm acompanhado nos últimos concertos de apresentação do disco, nomeadamente Paulo Borges, Alexandre Soares, Julius Gabriel e Pedro Oliveira. Os bilhetes custam 12€ e estão à venda na Ticketline.

Sem comentários:

/>