06/12/2021

BUDDA GUEDES | "Portugal desde a Raíz"


Budda Guedes acaba de editar o seu disco a solo "Portugal desde a raiz". Mas, do que trata este disco "Portugal desde a raiz"? 

Budda Guedes, mentor do projeto, explica-nos que o objetivo foi "criar um Disco e um documentário vídeo onde se foram buscar as raízes da música nacional e fundi-las com as influências do século XXI, contemporanizando assim a tradição. O projeto tem o intuito de resgatar a tradição perdida no tempo e espaço e revitalizá-la.

Uma viagem real pelo país, inspirada no trabalho de Giacometti entre 1960 e 1983, enriquecida pelo conceito subjacente à obra do Norte Americano Ry Cooder, em trabalhos como “Buena Vista Social Club”, “Mambo Sinuendo” e “A Meeting By The River”, onde para além do trabalho de recolha, buscando músicos de raiz, Ry Cooder cria nova música em conjunto com esses artistas, emprestando a sua visão, olhando para o presente. 

Budda Guedes, músico e diretor artístico do projeto, visitou cada um dos 8 artistas na sua região para compor e gravar uma música em conjunto. Num período de 3 dias, cada artista convidado trabalhou em parceria com Budda Guedes para juntos comporem uma música que reflita a região e o género músical que cada artista representa (Fado, Cante Alentejano, Canto Polífónico, 

Desgarrada, Percussão, Corridinho do Algarve, Música Mirandesa). Como nos diz Budda Guedes "pretendi mostrar a variedade de cultura do pais continental de Norte a Sul, desde Viana do Castelo, Miranda do Douro, Braga, Porto, Tavira e Évora, mas sempre revitalizando e contemporizando a música de raiz, trazendo-a para o presente e revelando-a como base de toda a música do século XXI". 

Em jeito de conclusão, Budda Guedes afima que "a música de raíz é assim apelidada precisamente por estar na raiz de toda a música que a seguiu. É a génese!! E aquilo que este projeto pretende, é mostrar que apenas com algum trabalho de produção e criação, facilmente se consegue apresentar esta música num formato mais pop e contemporâneo, apelando a novos públicos, à semelhança do que artistas como Ana Moura e Mariza fizeram com o Fado.

De salientar que todo o trabalho de composição e gravação foi gravado em vídeo por Nico Guedes e, esse mesmo documentário já se encontra disponível na plataforma YouTube. "Portugal desde a raiz", já se encontra disponível nas lojas físicas e digitais.

Sem comentários:

/>