08/01/2022

PMDS | "Caloura"


Já está disponível no bandacamp em formato digital e em vinil o álbum "Caloura" de PMDS com capa de Bruno Sousa. "PMDS significa Processor Modulation Density Sequencer, que é também o nome do primeiro álbum dos PMDS editado em 2012 (Thisco), o projeto composto pelo duo Pedro Sousa e Filipe Caetano. 

"Quase uma década após essa estreia regressam com “Caloura”, obra de lugares quentes e ternos, em jeito de viagem por inúmeras imagens da eletrónica cósmica. Ao longo de quarenta minutos ouvem-se temas que se sentem plenos, convictos da ordem de ideias e referências, e com liberdade para navegarem por diferentes espectros da eletrónica contemplativa, com as suas regras e códigos. Cada composição segue uma ordem de princípio, meio e fim. 

Há vários twists pelo meio, surpreendentemente muitos acontecem logo no início, como se quisessem apontar o ouvinte para uma direcção e, rapidamente, a mudassem para um sentido completamente oposto. Contudo, fazem-no delicadamente. “Berlin” é uma agradável visita às ideias de ritmos mecânicos e repetitivos dos três primeiros álbuns de Neu!, sem fazer com que isso soe a krautrock ou kosmische, mas a uma corajosa e determinada aventura de máquinas a viverem no presente. Temas como “Canyon” ou “ETST” convidam a lembrar alguns arranjos dos Radiohead na sua fase “Kid A” e “Amnesiac” e, muito rapidamente, desviam as atenções dessas memórias para lugares mais próximos de Clint Mansell e as suas bandas-sonoras. 

A brandura de “Nippon” resume da melhor forma a plenitude de “Caloura” enquanto álbum em viagem pelas memórias da electrónica com a preocupação de ser um lugar seguro, confortável, amigável. Nas suas diversas dimensões, esta segunda obra dos PMDS em nenhum momento esquece a calma que a electrónica pode encontrar sem ser música ambiente. Que o ritmo pode existir sem ser agressivo, perpendicular e desviante. Também pode ser aconchegante e embalar. “Caloura” vive nas nuvens." - (André Santos)

Sem comentários:

/>