A primeira temporada "Música no Forte", com oito concertos de músicas do mundo, chega assim ao seu momento final. Desde o início de julho, ao pôr-do-sol de domingos, músicos regionais, nacionais e internacionais subiram ao palco do recentemente renovado Forte de Santa Catarina na vila das Lajes do Pico. Domingo, dia 21 de agosto, a parceria da Câmara Municipal das Lajes do Pico, com a associação MiratecArts, encerra com um projeto musical que nasceu no início da pandemia e aqui estreia-se nos Açores, depois de dezenas de concertos pela Europa, A Cantadeira.
A Cantadeira é Mulher, Mãe, Cantora, Gaiteira, Adufeira, que digita melodias, ruídos cadenciados, murmúrios e aboios vagos. Canta a identidade numa tapeçaria de vozes, como linhas que se entrelaçam umas nas outras.
A Cantadeira procura inspiração nas mulheres de antigamente e nas de hoje, nas nossas mães, tias e avós que com as suas vozes nos embalaram, acolheram, criaram e nos deixaram o seu legado feminino forte e emotivo.
A Cantadeira é Joana Negrão, com um percurso musical ligado à música de tradição oral portuguesa, desde os Dazkarieh até aos Seiva atualmente. Apresenta-se a solo num espetáculo em que a voz é o fio condutor para paisagens sonoras ancestrais e atuais. Recorrendo à gravação constante de camadas de vozes sobrepostas gravadas ao vivo e em tempo real, A Cantadeira tem Voz(es) de Mulher.

Sem comentários:
Enviar um comentário