07/08/2022

JOSEP.H. | "Num dia Assim"


José Pedro Henriques começou a tocar guitarra aos 13 anos. Adotou a sigla artística "josep.h.", que não é mais do que uma abreviatura do seu nome. Nasceu em Alcobaça, mas reside em Évora, onde se licenciou em arquitetura paisagista. Estreou-se a solo com o EP a solo “Carne e Osso Como Tu” (2017), com a colaboração e tutoria do já falecido Maestro Luiz Duarte. 

Escreveu os arranjos e produziu todas as canções. Para as gravações contou com a colaboração de alguns amigos que são músicos profissionais. Em 2018 foi selecionado para participar na primeira edição do programa "MasterClass" da Antena 1, dedicado aos novos compositores da música portuguesa. O tutor foi o João Gil. Em 2019 voltou ao programa para descrever o percurso percorrido desde a sua participação na primeira edição e anunciar que se encontrava a preparar novos trabalhos de estúdio. Nessa edição, o tutor foi o Tim dos Xutos & Pontapés. 

Em 2020 lançou um novo single de estúdio intitulado ‘BASTA!’, uma canção com nuances jazzísticas e com uma forte componente progressista. O título alimenta a ambiguidade, porque remete para momentos de rotura e insatisfação. No entanto, a expressão no contexto da música é acerca de encontrar realização no que é simples e que já faz parte da nossa vida. No mesmo ano lançou o single e videoclip "A Lua á luz do Dia", gravado ao vivo no exterior. O surgimento da Lua durante o dia inspirou josep.h. a compor a canção que para ele é uma metáfora que representa aquilo que surge em contextos mais inesperados. 

A busca do artista pela surpresa e pela espontaneidade genuína conduziu-o a explorar o conceito. O single "O que vai dar" é o seu trabalho de estúdio lançado em 2021. Depois de muitas mudanças na sua vida, josep.h. já vinha sendo inspirado pela cena musical da Tropicália. Esta música denuncia-o.

Explora a expressão corriqueira "vamos la ver o que vai dar", que espelha o carácter da identidade do português e do brasileiro no que respeita ao improviso e à falta de planeamento. No passado dia 3 de Junho lançou mais um tema de estúdio ‘Num dia Assim’ descrito como a banda sonora dos dias epicamente desastrosos, que deu origem à oportunidade de produzir o segundo videoclip da sua carreira. A fase de produção e gravação contou com a co-produção e coordenação geral de Miguel Monteiro (produtor, músico e arranjador). 

Sem comentários:

/>