16/03/2023

ÉME E MOXILA | "Estocolmo 1984"


Para celebrar um ano da edição do seu primeiro trabalho em conjunto, Éme e Moxila voltam aos concertos e editam um single duplo a 24 de Março, intitulado "Corta Mato". A primeira destas duas novas músicas, "Estocolmo 1984", é uma homenagem a Fernando Mamede. 

"Estocolmo 1984" foi gravado em casa por Éme e Moxila, com o baixo de Lourenço Crespo e mistura de João Oliveira. A canção conta a história do lendário Fernando Mamede e da prova que lhe valeu o primeiro recorde mundial do atletismo português, numa homenagem honesta ao atleta. 

A reflexão sobre desporto, saúde mental e a dicotomia vencer/falhar traz à memória temas como "Tonya Harding" de Sufjan Stevens ou o storytelling de “Hurricane” do nobelizado Bob Dylan, mas reflete sobre uma personagem-tipo do ideário nacional num tom cru e caseiro imediatamente reconhecível como Éme e Moxila. O vídeo, concebido pelo Éme, é uma recolha de imagens de arquivo da RTP que intercala a memorável corrida de Estocolmo com outras imagens do atleta português. 

Os concertos realizar-se-ão no dia 1 de Abril na Casa da Cultura de Setúbal e 12 de Abril no Musicbox em Lisboa; este com a primeira parte a cargo de Filipe, parceiro de Moxila nos muito-provavelmente-regressados-para-este-concerto Sr. Eduardo Urso.

 

Sem comentários:

/>