O Gajo, de Portugal, com a sua instrumentalidade, e Saucējas, da Letónia, com as vozes polifónicas, lançam uma gravação conjunta, unindo musicalmente dois extremos do continente europeu.
O que começou num desafio do festival Fusos (Alte, Algarve), culminou com a gravação de "Aiz upītes ūzuliņi" (Para lá do rio há carvalhos), em conjunto pelo grupo de cantares tradicionais letão "Saucējas" e por O Gajo com o percussionista Isaac Achega.
O grupo "Saucējas" estudou a canção folclórica letã "Para lá do rio há carvalhos" a partir de gravações dos antigos cantores tradicionais da aldeia de Medņeva, na Letónia, e interpretou-a no estilo tradicional de canto em várias partes, enquanto o seu arranjo foi criado pelos músicos portugueses.
O Gajo (projeto a solo de João Morais) convidou para juntar à sua viola campaniça, o adufe tradicional português de Isaac Achega.
Tudo começou em Junho do ano passado quando se encontraram no Algarve para participarem no Fusos, Festival de Fusões Artísticas, em Alte. A Fungo Azul, a associação que organiza o Fusos, lançou o desafio para preparem um tema em conjunto, que apresentaram a encerrar a edição do ano passado. Segundo Carlos Norton, diretor do festival Fusos "sempre tentamos lançar desafios aos artistas, e neste caso, percebemos que apesar da longa distância geográfica, existiam pontos culturais que poderiam ser explorados em conjunto, e que esta fusão poderia dar um excelente resultado. Assim foi."
E o resultado que foi apresentado ao vivo em Alte, transformou-se em gravação.
"A partir desta colaboração, surgiu a ideia de fazermos uma gravação conjunta - as tecnologias modernas permitem que cada um de nós o faça a partir do seu próprio canto do mundo", dizem os membros do grupo. "Esta canção reflecte a nossa alegria pela oportunidade de fazer música em conjunto e permite que a polifonia tradicional da Letónia ressoe muito para além das fronteiras. A letra da canção também fala de comunicação "para além do rio" - neste caso, interpretamos simbolicamente como um diálogo musical entre dois países."
João Morais (O Gajo) também acrescenta: "Estou muito contente com o resultado da nossa colaboração. A combinação da viola e das vozes funcionou muito bem, e a percussão ajudou a manter o ritmo até ao fim. As "Saucējas" transmitem muita alegria quando cantam e isso para mim é o principal ingrediente para continuar a fazer música."
A canção foi misturada e masterizada nos estúdios GEM Plus em Rīga, na Letónia, e o vídeo da canção foi criado por Gatis Gaujenieks. O projeto foi apoiado financeiramente pela Associação de Artistas e Produtores da Letónia (LaIPA).
Sem comentários:
Enviar um comentário