14/09/2024

C´EST KARMA | "How To Peel An Orange"

"how to peel an orange" é o álbum de estreia da luso-descendente Karma Catena de nome artístico C'est Karma. "how to peel an orange" foi criado durante uma residência de três semanas em Lisboa. O disco inclui o single "Maria João" que conta com a participação da dupla portuguesa Fado Bicha. Um hino queer inspirado pelo Fado. 

Nunca morei em Portugal e, ainda assim, sempre me senti em casa. Cresci no Luxemburgo, vivenciando a cultura à distância e de perto ao mesmo tempo. Crescer numa diáspora, para mim, significou ter um forte sentido de comunidade, era como viver numa pequena bolha, rodeada pela minha família, que sempre me fez sentir segura. 

Nas nossas viagens anuais para visitar os meus avós, tias e tios, esse sentimento continuou, porque amo a minha família. Portugal para mim era um lugar pitoresco, um porto seguro, uma comunidade perfeita. Foi só no ano passado, quando passei mais tempo em Lisboa, sem a minha família, que este quadro se tornou um pouco mais transparente e vi as falhas, a queerfobia e a misoginia que ainda persistem. 

Isso não me fez amar menos Portugal, mas permitiu que pensasse mais profundamente sobre a minha relação com o país, sobre os meus próprios preconceitos e sobre a questão subjacente: onde é que eu realmente pertenço. Sempre disse que me sentia mais portuguesa do que luxemburguesa, mas estas experiências fizeram-me pensar se alguma vez me senti verdadeiramente portuguesa ou se estava apenas fortemente ligada à minha própria imagem idealizada do país. Com "Maria João", tentei conciliar estes sentimentos, memórias e ideais. (Karma Catena)

Sem comentários:

/>