12/10/2024

FRED MARTINS E MARCOS SUZANO LANÇAM “BARBARIZANDO GERAL”

Barbarizando Geral é o fio condutor que une Fred Martins (cantor e compositor brasileiro a viver há 14 anos entre Portugal e Espanha) e o percussionista Marcos Suzano – um dos mais respeitados músicos brasileiros com trabalhos aclamados tanto nacional quanto internacionalmente. 

O disco é o resultado da soma de dois músicos consagrados, que vivem em dois continentes diferentes, que se encontram no universo afro-brasileiro do samba (entre outros géneros da música negra carioca). O novo álbum, que aborda vários aspetos de nossa vida social mais recente, foi gravado simultaneamente em Lisboa e no Rio de Janeiro. 

Barbarizando geral será lançado no dia 15 de Outubro nas plataformas digitais sob a chancela da gravadora brasileira Biscoito Fino. Neste trabalho os arranjos minimalistas clarificam o essencial de cada canção, onde letra, melodia e ritmo ganham maior interesse com uma apurada pesquisa de sonoridades eletroacústicas. 

Para Fred Martins, ”este álbum tem muito de crónica social em forma de samba. Aborda problemas como a desigualdade social, o autoritarismo financeirizado e a destruição absoluta do meio ambiente. Barbarizando, nasce da inquietude em relação à eclosão e aumento do discurso ultraconservador, fascista mesmo, que naturaliza e semeia o ódio e a violência. O disco comenta uma série de situações que acontecem dentro desse quadro desolador, mas também reafirma a única saída possível, que é o que a vida nos pede: uma relação amorosa consigo mesmo e com o mundo¨. E acrescenta: ¨Poder fazer isso ao lado do Suzano foi desafiador, pois ele preparou coisas que eu não imaginaria, e levou o meu violão e o meu canto para lugares inesperados. Isto foi muito bom.

Marcos Suzano confirma o desafio: ‘’Eu dei muita sorte. O Fred toca um violão “da pesada”. Quando vem a batida eu sinto um ímpeto e eu tenho que analisar com a letra qual será a direção. E isto é muito é legal" Boa parte do repertório aborda (às vezes com ironia e sarcasmo e outras como denúncia ou caricatura) temas sensíveis da atualidade, como a crise ambiental e civilizacional.

Sem comentários:

/>