26/11/2024

TOMÁS OLIVEIRA & FRANCISCA REIS | Sozinho Outra Vez

Após o lançamento independente do primeiro álbum de estúdio "Lamiré" (em Outubro de 2023, já com mais de 10 mil streams nas plataformas digitais), o ano 2024 de Tomás Oliveira foi marcado pelo single de regresso "Sua Alteza" (em Agosto), e pelo lançamento da primeira gravação ao vivo do artista, "A Cidade (Ao Vivo no Parque)", que dá ênfase os vários concertos com banda ao longo de todo o ano. Agora, fecha 2024 com chave d'ouro - o lançamento de "Sozinho Outra Vez" - um tema de eleição para o artista (e cujo processo de criação contou com a valiosa colaboração de Francisca Reis, artista com que partilha o lançamento da canção) que vem acentuar ainda mais a versatilidade sonora que Tomás Oliveira pretende assumir. 

"Através de uma sonoridade que começa no indie e rapidamente se revela um disco-pop munido de guitarras elétricas brilhantes, um baixo frenético e uma percussão bem marcada, 'Sozinho Outra Vez' é quase que a versão musical do provérbio 'quem tudo quer, tudo perde'. Fala sobre os momentos em que nos focamos tanto em algo, que deixamos tudo o resto de parte, até que olhamos em volta e damos conta que o sol já nos fugiu da palma da mão. Foi escrita, produzida e gravada em conjunto com a Francisca Reis." 

Francisca Reis, que colaborou na criação do tema, é uma artista e compositora natural de Coimbra. Está ligada ao mundo da música através das Vansick (banda de indie rock que integra desde 2021) e do próprio Tomás Oliveira, uma vez que faz parte, desde 2022, da banda ao vivo do artista - como baterista. É a sua estreia nos lançamentos a solo. 

"Esta música é quase como aquele segredo especial que temos guardado, e que queremos que seja só nosso por gostarmos tanto dele. Surge de uma das sessões de estúdio que eu e a Francisca (que é uma das pessoas com quem mais gosto de colaborar, musicalmente) costumamos fazer. Ela apareceu, pegou na guitarra e tocou o refrão - com a letra e a melodia que se mantiveram até ao fim - e, numa tarde, gravámos o resto dos instrumentos e vozes (essencialmente, 90% do que é a versão final do tema). Foi um processo de "e se agora adicionássemos isto?" que aconteceu sozinho, por si próprio! Por entre os temas que tenho vindo a criar, é sem dúvida o meu favorito."

Sem comentários:

/>