Nos 80 anos do nascimento de António Variações, a Antena 1 convida 5 artistas a recriar algumas das suas canções.
Cristina Clara aceitou o desafio e convidou o músico cabo-verdiano Henrique Silva a juntar-se a ela nesta homenagem. Juntos apresentam uma nova versão de "Que Pena Seres Vigarista" (tema originalmente editado em 1984, no segundo e último LP de António Variações, "Dar & Receber").
(...) a artista optou por um tema menos evidente, que põe em evidência o "sentido de humor quase jocoso, que [Variações] usava para fazer uma certa sátira social". Cristina Clara em entrevista à Antena 1.
A 3 de dezembro de 1944 nasceu António Variações: nome de código de uma revolução na música portuguesa. No dia em que faria 80 anos, a rádio pública convidou cinco projetos artísticos para cinco releituras da sua música – desde “Estou Além”, o primeiríssimo single, até “Canção de Engate”, a faixa mais célebre do seu derradeiro álbum.
“António & Variações”, evocando a banda de garagem que o músico e barbeiro teve entre 1977 e 1978, reúne o som intimista de Rita Onofre, o folclore cosmopolita de Bandua, as raízes renovadas de Edmundo Inácio, a irreverência pop de João Borsch e a tradição eclética de Cristina Clara.
Sem comentários:
Enviar um comentário