21/04/2025

FERNANDO GIRÃO | Migalhas Cósmicas

Fernando Girão apresenta “Migalhas Cósmicas”, o seu novo álbum de estúdio, uma obra que reflete sobre o tempo, a humanidade e as transformações sociais que moldam o mundo contemporâneo. Composto por 11 temas, o disco mergulha numa fusão sonora rica e diversificada, mantendo a identidade singular do artista, marcada pela sua capacidade de explorar diferentes universos musicais sem comprometer a coerência artística. 

O álbum, que estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 25 de abril, sucede ao lançamento do single de avanço, “Já Foram 50 Anos”, divulgado a 28 de março, um tema que revisita a Revolução dos Cravos e reflete sobre as mudanças – e desilusões – que se seguiram. 

Em “Migalhas Cósmicas”, Fernando Girão propõe uma viagem sonora e filosófica, abordando questões intemporais através da palavra e da música. “As palavras tocam em velhas feridas e, simultaneamente, abrem novas estradas de aprendizagem à nossa forma de enfrentarmos e sentirmos as vibrações dos dias de hoje, sem nunca se perderem em futilidades que nos possam desviar dos nossos destinos pessoais nem a nível de civilização”, reflete o artista. 

A obra, escrita e composta por Fernando Girão e Vicente Pereira, é marcada por um instrumental denso e elaborado, cruzando influências da world music, jazz, rock e fado, num alinhamento onde cada faixa se apresenta como um fragmento de uma visão mais ampla sobre o estado da humanidade. “Este álbum mostra-nos que, se estivermos ativamente atentos ao passar da vida, podemos conseguir alcançar planos mais elevados e ‘entender’ de forma natural aquilo que chamamos viver, com os seus vários e complexos problemas”, acrescenta Girão. 

“Migalhas Cósmicas” não se limita a um registo contemplativo – é também um aviso sobre um futuro cada vez mais incerto. Entre reflexões sobre a condição humana e o impacto das mudanças sociais e políticas, o álbum reafirma o olhar crítico e sensível do artista, que ao longo da sua carreira tem explorado a música como ferramenta de expressão e questionamento.

Sem comentários:

/>