25/04/2025

PECULIAR | Os Vampiros

No seguimento daquilo que tem sido o ano de 2025 de Peculiar, uma temporada de vários lançamentos que resultarão no seu segundo EP, o artista lança uma versão de "Os Vampiros" de Zeca Afonso neste dia tão especial e marcante, o 25 de abril. 

A escolha de um dos temas mais marcantes da história e da música portuguesa vem do enquadramento místico e histórico que o artista tem vindo a retratar nas suas canções: a mitologia popular portuguesa. Assim, Peculiar decidiu não tentar criar algo novo para esta data, mas dar nova vida ao tema que tanto lhe diz e tanto marca os portugueses. No fundo, uma homenagem à liberdade e ao Zeca! 

Com uma sonoridade urbana e contemporânea, mas fortemente inspirada pela tradição da cantiga de intervenção, o artista recria, dentro da sua peculiar sonoridade, a crítica social e política original de Zeca Afonso, uma das suas maiores influências. A nova interpretação mantém o simbolismo da metáfora dos “vampiros” — figuras de poder que exploram os mais vulneráveis —, transportando a mensagem para o contexto atual de polarização, repressão e desigualdade, amplificados pelas redes sociais e pelo clima político global. 

Para Peculiar, esta homenagem é também profundamente pessoal: os seus avós tiveram um papel ativo na resistência à ditadura, tornando o 25 de Abril uma data com significado íntimo e histórico. Para ‘Vampiros’, Peculiar volta a juntar-se a Maria Beatriz Castelo e apresentam um vídeo que traduz visualmente a força simbólica da música, explorando a tensão entre escuridão e resistência de forma criativa e impactante.

 

Sem comentários:

/>