A cantora, compositora e multi-instrumentista Rita Braga apresenta “Fado Tango”, o single de avanço do seu quinto álbum, Fado Tropical, com lançamento previsto para março de 2026. Será o seu primeiro disco cantado integralmente em português, no qual atravessa os primórdios do fado, conduzindo-o a novos territórios sonoros.
Um trabalho arrojado, repleto de surpresas e colaborações especiais.
Numa quase reinvenção artística, mas preservando a sua marca minimalista e singular, Rita Braga mergulha pela primeira vez no universo do fado, através de uma pesquisa de documentos históricos e gravações do princípio do século passado, e trá-lo para uma nova paisagem sonora.
Inspirado numa gravação de Ercília Costa de 1930, Fado Tango resgata um tema do passado e veste-o de arranjos elegantes e cinematográficos, onde a voz e ukulele de Rita se cruzam com a marimba de Ryoko Imai, o violoncelo de Bruna Moura e o saxofone de João Cabrita.
A mistura ficou a cargo de Suse Ribeiro e a masterização de Tó Pinheiro da Silva.
O single é acompanhado por um videoclip realizado por Joana Linda, no qual Rita explora a sua dimensão performativa e presta homenagem às vozes esquecidas das mulheres pioneiras do género — das cantadeiras meretrizes do século XIX às atrizes de revista das primeiras décadas do século XX.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário