30/12/2006

PORTUGAL TEM UM NOVO SOM

O colectivo Buraka Som Sistema apresentaram-nos em 2006 o seu EP de estreia "From Buraka To The World". Um disco contagiante, de festa, onde emerge uma "nova" sonoridade o Kuduro, que aqui revela grandes afinidades com a house, o techno e o drum&base.
Um disco para OUVIR até à exaustão. Agora siga a festa!

COOL HIPNOISE

Após seis anos sem discos de originais, a banda de Francisco Rebelo, João Gomes e Tiago Santos, regressam aos discos com um trabalho a que deram simplesmente o nome de "Coll Hipnoise".
África, funk, muita soul e as vozes quentes de Marga e Milton, são os ingrdientes necessários para um convite irressistível à dança.
Ouvir alguns sons dos Coll Hipnoise no Myspace.

DISCO DE PRATA

A estreia de Nuno Prata, ex-baixista dos Ornatos Violeta, faz-se com "Todos os dias fossem Estes/Outros", um disco de muitas histórias, que saboreamos ao longo das 19 canções que compõem este primeiro trabalho.
Nuno Prata "embrulha" as suas canções em arranjos simples mas eficazes, denotando algumas (e boas) referências à música brasileira, com especial destaque para Chico Buarque.
Aqui está um bom exemplo, como é possível fazer um bom disco com a Prata...da casa.

28/12/2006

ALÔ ALÔ DONA ROSA

Alô Alô Dona Rosa chegou... ao Myspace!
Do fado, à música tradicional, é um prazer ouvir a Dona Rosa.

27/12/2006

OS MELHORES DE 2006

Agora que 2006 está a chegar ao fim, é tempo de balanço... O DN, nas páginas da revista 6ª escolheu já os 10 melhores albuns editados no ano, que agora se despede de todos nós. Aqui a fica a Selecção:
  1. Sam The Kid "Pratica(mente)"
  2. Sérgio Godinho "Ligação Directa"
  3. Bernardo Sasseti "Unreal: Sidewalk Cartoon"
  4. Aldina Duarte "Crua"
  5. Carlos Bica "Believer"
  6. Humanos "Humanos ao Vivo"
  7. Gaiteiros de Lisboa "Sátiro"
  8. Balla "A grande Mentira"
  9. Buraka Som Sistema "From Buraka to The World"
  10. Dead Combo -vol. 2 "Quando a Alma não é Pequena"

NEW CONNECTION - "GUTS"

Ouvir o primeiro disco dos NEW CONECCTION, "Guts" é uma surpresa que não se esgota à primeira audição. Através de uma aparente simplicidade estrutural, percebe-se uma complexa rede de melodias, por vezes com incursões sonoras próximas das correntes do rock mais "underground". Os seis temas aqui apresentado demonstram uma impressionante maturidade criativa. "Guts" é o primeiro capítulo de uma história que continuará com uma nova abordagem estílistica, mais cerebral, a conhecer já no inicio de 2007.
O disco foi produzido por Pedro Alçada (Coty Cream) e tem o seguinte alinhamento:
01 Glories & Jewwels
02 Lollypop
03 Little Tommy
04 Liar, Creeper
05 Sex inTown
06 Gold im Mund

XUTOS & PONTAPÉS - AI,A *** DA MINHA VIDA

São três os DVDs com aproximadamente 6 horas, que contam a história dos Xutos & Pontapés, desde o primeiro ensaio na Senófila, escola de música e sala de ensaios lisboeta, em 1978, até aos íltimos concertos da digressão "3 Desejos" no Coliseu de lisboa em 2005.
Vinte e sete anos passados em revista através das imagens de palco. Um documento imprescindível para melhor conhecer a história de uma banda, de um País...a nossa própria história.

ACORDA - MÚSICA SOLIDÁRIA

A idéia partiu do radialista Henrique Amaro, que decidiu dar a conhecer alguns dos novos projectos portugueses, com a particularidade de ser o primeiro disco no formato MP3. No total são 120 canções divididas por 60 bandas.
Os lucros das vendas deste disco revertem para a secção de pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. O novo Portugal "Acorda"!

23/12/2006

FELIZ NATAL

aos nossos leitores
aos músicos
aos editores
aos promotores...
e a todos aqueles que de alguma forma apoiam e divulgam a música nacional.
Que 2007 seja um ano ainda mais “Rebelde” para a música portuguesa!

PRATICA(MENTE)

SAM THE KID
A espera valeu a pena! Provavelmente, damos aqui de caras, pela primeira vez, com as duas facetas de Sam The Kid no seu melhor; a de produtor e a de MC.
Para o DN, este é o melhor ábum de 2006!

BALLA

A GRANDE MENTIRA – 2006
01. Saltei de Mim (c/ Joana Mateus - voz)
02. O Fim da Luta (Nanu - arranjo de cordas)
03. Outro Futuro
04. Fugir? Ficar? (DJ Nel Assassin - skretch)
05. Construí uma Mentira (Vladimir Orlov - teremin)
06. Vou Fazer-te Brilhar
07. Junk/Tralha
08. Olá John Difool (c/ Sylvie C - voz)
09. O Choque
10. Oub'lá
Armando Teixeira: voz, programações, sintetizadores e baixoPaulo Souza: guitarra eléctrica e guitarra 12 cordas.

22/12/2006

STOWAWAYS

Depois da estreia editorial em 2003 com o album partilhado com os Alla Polacca "We Have Made Thousands of Lonely People Happy - Why not you?", os Stowaways voltam em 2006 com um novo disco,"Huntclub".Composto por 16 temas originais, produzido e gravado pela própria banda entre Março de 2005 e Janeiro de 2006.

21/12/2006

ORANGOTANG

Propaganda, é o álbum de estreia dos Orangotang, banda de Mondim de Basto. Uma historia de canções que reúne em português, indie rock de guitarras e ritmos fortes, melodias e electrónica vintage. Esforços combinados da editora No Rec. a iniciar assim a sua actividade, e da Cdgo, também em primeira aventura enquanto distribuidora.

JP SIMÕES 1970

João Paulo Simões de seu nome, o artista é conhecido por JP,nasceu em Coimbra em 1970.JP Simões é um artista que passou pelos projectos Pop Dell Arte, Belle Chase Hotel, Opera do Falhado e Quinteto Tati. Em Janeiro de 2007, prepara-se para editar um disco em nome individual, que terá o título de "1970". www.jpsimoes.com

HOJE HÁ CONQUILHAS, AMANHÃ NÃO SABEMOS - O CD

Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos (1977), pretendia ser uma sátira à instabilidade económica e à precaridade social do país. Num álbum onde são significativas a entrada para o grupo de António Pinheiro da Silva e as colaborações dos "iniciados" Gabriela Schaaf na voz e Rão Kyao no saxofone tenor, destacaram-se os temas País, Portugal, Geringonça e Acalanto.
Uma preciosidade, a não perder de vsta!

THE POPPERS

O título axiomático “Boys Keep Swinging” e o grafismo retro não deixam dúvidas: estamos perante um disco onde a Pop anda descaradamente de mão dada com o Rock! Os onze temas (que marcam a estreia discográfica dos Lisboetas The Poppers) não escondem as influências directas da banda: The Beatles, Rolling Stones e The Kinks! Mas se as referências são por vezes limitativas na liberdade criativa de uma banda, os The Poppers não recorrem a fórmulas gastas: “Boys Keep Swinging” é um manifesto libertário de Rock cheio de riffs hertzianos que insistem num flirt obsessivo com os nossos ouvidos, de Pop infecciosa made in UK, de harmonias vocais e no swing permanente da secção rítmica - que nos deixa um rasgado sorriso nostálgico quando ouvimos músicas como “Days Of Summer” ou “She´s on My Mind”. A excelente produção de Paulo Miranda (Legendary Tiger Man, Old Jerusalem) e a concepção gráfica da Coma Visions conferem a “Boys Keep Swinging” um balanço perfeito. Um promissor album de estreia de uma banda que apenas pretende fazer Rock´n´Roll…do bom, por sinal!

BORN A LION

Os Born A Lion são a revelação do Rock português em 2006. Depois do honroso terceiro lugar na edição do Termometro Unpplugged de 2006, a banda entrou nos Marduc Studios para a gravação de "John Captain" com o produtor Marco Jung (Dapunksportif, Ianasonic). O resultado são 8 intensos temas Blues-Rock que bebem influências em Johnny Cash, Led Zeppelin e Black Sabbath, encerrando com uma pérola Gospel que dá pelo nome de "Jailbreak". Rodrigo Cassiano é a voz, bateria e alma dos Born A Lion com as suas histórias de amor trágico e voz Blues. A América, as paisagens bucólicas do Mississipi são uma presença constante no universo dos Born A Lion. O album teve a participação especial de Paulo Furtado (Legendary Tiger Man,Wraygunn) em dois temas (voz e guitarra slide) e inclui como bonus o video "John Captain" - realizado pelo cineasta Carlos Barros. O grafismo ficou a cargo da Coma Visions com 16 páginas do booklet que assentam que nem uma luva ao universo negro dos BAL. Este é seguramente um dos albuns-revelação de 2006! Não os percam ao vivo.... é em palco que o leão mostra a sua raça!

www.myspace.com/bornalionband

MASQUERADE

Depois da edição em Março de "Masquerade" na versão CD, a Rastilho Records tem o prazer de anunciar a chegada às lojas de "Masquerade" na versão LP/Vinil. Uma edição luxuosa em vinil de 180Grs., capa em Gatefold (grafismo renovado a cargo de Tó Trips (Dead Combo) e uma música inédita exclusiva desta edição: "I Got My Night Off - Me& Da Machines Remix", uma surpreendente remistura electrónica a cargo de Francisco Correia dos Wraygunn que vai certamente incendiar as pistas de dança! Edição limitada/numerada a 666 exemplares. Produzido por Mário Barreiros nos MB Studios "Masquerade" é um dos albuns Rock de 2006 feitos em Portugal.

20/12/2006

OPA

OPA é um programa semanal de rádio, conduzido por Cláudia Matos Silva. OPA são as iniciais de Onda Portuguesa No Ar - que podes ouvir na Rádio Clube de Arganil às Quarta-feiras das 15h às 16h, na Singa FM (Ferreira do Alentejo) aos Sábados das 19 às 20h e aos Domingos na RAO (Rádio on Line) das 20h às 21h. Também podes ouvir a OPA através de podcast, serviço fornercido pela podomatic.
OPA - um programa de rádio que sabe bem ouvir!

La La La Ressonance - Palisade

A história dos La La La Ressonance resume-se ao processo de composição e formalização do seu primeiro álbum. Formada em 2005, a banda deriva directamente dos The Astonishing Urbana Fall, sem alterações no elenco. Os La La La Ressonance relativizam a experimentação, a improvisação e a transdiciplinaridade – pilares do ideário dos TAUF – mantendo a matriz post-rock. Um projecto pode, paradoxalmente, ser entendido como o negativo do outro. No carácter estruturalista, afirmativo e experimental, nas longas cavalgadas hipnóticas e musculadas dos TAUF, encaixam o formalismo, a abstracção e a ironia dos La La La Ressonance, feitos de trechos/fragmentos de laconismo. Os TAUF findam após dez anos de uma carreira orientada para a performance, sem editar um longa duração. Os La La La Ressonance nascem com o seu primeiro álbum - 'Palisade' (2006).

The Partisan Seed - visions of solitary branches

Filipe Miranda foi vocalista e um dos mentores dos já extintos Kafka. Agora apresenta-se a solo com The Partisan Seed. "Estamos perante um exímio escritor de canções. The Partisan Seed é mais que um alter-ego... apresenta-se como um filão de canções que se passeiam pelas formas mais variadas da música. Acima de tudo é uma voz apoiada por sons. Uma voz tocante e perturbadora. São projectos e pessoas assim que fazem da música uma das mais belas manifestações artísticas de sempre." - Jorge Baldaia, Divergências-Bodyspace. "Deliciosos temas que nos deixam a pensar, fazendo-nos acreditar de novo na pureza da música." - Vítor Pinto, Fenther "A arte de The Partisan Seed é crua, livre e íntima; de melodias simples, de som sem artifícios nem subterfúgios, apenas de pequenas coisas, serve-se de uma mensagem interiormente forte, melancólica, que a todo o momento nos faz recostar e recordar." - Rui Dinis, A Trompa

Electric Willow

Os Electric Willow são um trio oriundo de Figueira da Foz-Coimbra-Lisboa, formado por Cláudio Mateus (voz e guitarra), Pedro Geraldo (bateria) e Adílio Sousa (baixo). Cláudio Mateus, compositor e vocalista de Caffeine, banda extinta em 2005, é o autor das canções deste projecto que, na Primavera de 2006, partiu para o registo de 10 temas originais num álbum intitulado 'Mood Swing'. Um disco pleno de letras intimistas; perspectivas particulares sobre o tumultuoso caudal das emoções e relações humanas onde se entrecruzam o amor, a ausência, o júbilo, as memórias... Com Electric Willow, Mateus atinge um novo estádio de maturidade na composição de canções e o domínio dum discurso musical mais pessoal e autêntico. O trabalho de Pedro Geraldo e Adílio Sousa servem da melhor forma as canções, através de uma abordagem rítmica sólida e de um bom gosto notável, permitindo que estas se explanem na sua essência.

TRANSPORTE

A editora Transporte lançou este mês os discos de The Partisan Seed e Electric Willow, ambos com o apoio do renovado Theatro Circo de Braga, honeysound e da Fnac, onde os discos estão já à venda. Os dois projectos marcaram presença na compilação 'Acorda!' (ed. Cobra, apoio Antena 3).
/>