22/06/2007

EUGÉNIA MELO E CASTRO | Discurso Directo

Eugénia Melo e Castro está a comemorar 25 anos de carreira. Pegou em dez canções portuguesas suas contemporâneas, de Tozé Brito a Abrunhosa, passando por Né Ladeiras ou pelas Doce, e fez "PoPortugal" um disco que o Portugal Rebelde foi conhecer...
Portugal Rebelde - Como é que nasceu a idéia deste "PoPortugal"?
Eugénia Melo e Castro - Eu sempre quis gravar músicas Pop de Portugal, que vi nascer, vi acontecer. Eu imagino as músicas com arranjos diferentes, crio imagens sonoras para elas, intuitivamente. Quando gosto de uma música penso sempre em a gravar um dia. Foi assim, que nasceu esta idéia pela vontade de gravar de uma maneira diferente músicas que sempre gostei!
P.R. - "PoPortugal" é composto por 10 temas das décadas de 70 a 2000. Qual foi o critério para a selecção destes temas?
E.M.C. - Escolhi por sonoridade, por memória, foi uma escolha natural, sem grandes hesitações, eu sabia o que queria cantar. E também só queria gravar 10 temas exactamente, com a estética do vinil, de LP, 10 músicas e nem mais uma, com um conceito definido.
P.R. - Este disco é uma homengem à música e aos músicos portugueses?
E.M.C. - Sim, claro, e é também uma maneira de mostrar o meu gosto musical e estético em Portugal.
P.R. - Sentiu alguma dificuldade em "transformar" alguma das canções que compõem "PoPortugal" ?
E.M.C. - É um trabalho de equipe, do Eduardo Queiróz, meu director musical, dos músicos, meu tive de esquecer os originais e refazer cada um numa nova linguagem. Fizemos várias versões para cada música, fomos experimentando. Talvez as mais difíceis tenham sido "Põe os teus braços à volta de mim" e " Eu sou"...
P.R. - "PoPortugal" é o melhor da Pop Portuguesa?
E.M.C. - Acho que esta é uma selecção pessoal, minha, mas eu teria muitas músicas mais que gostaria de cantar, e que gosto de ouvir, independentemente se as cantaria ou não, o melhor é sempre relativo a cada um...
P.R. - A Eugénia Melo e Castro está a comemorar 25 anos de carreira. A música continua a ser para si a sua "Terra de Mel"?
E.M.C. - Essa coisa da Terra de Mel...Eu gosto é de música e a Terra de Mel não existe...era só uma idéia dentro de uma letra de canção...A música é meu modo de vida, a minha primeira escolha, nunca pensei em fazer outra coisa, gosto de produzir, de cantar ao vivo, de me testar, de gravar, de compôr, de escrever, gosto da vida que escolhi, de me isolar, de me expôr, de errar, de acertar.

Sem comentários:

/>