O projecto “Sons da Fala” é integrado por nove cantores (Sérgio Godinho, Vitorino e Janita Salomé - Portugal, Tito Paris - Cabo Verde, Filipe Mukenga - Angola, André Cabaço - Moçambique, Guto Pires - Guiné-Bissau, Juka - S. Tomé e Princípe e Madeira Júnior - Brasil) e nove músicos acompanhantes nascidos nos países africanos de expressão portuguesa e em Portugal, assegurando um espectáculo sem interrupções, no qual os cantores vão alternando com o mesmo suporte instrumental, cantando reportórios alheios e uns com os outros.
Assim, por exemplo, Vitorino canta com o caboverdeano Tito Paris, Sérgio Godinho com o guineense Guto Pires, Janita Salomé com o moçambicano André Cabaço e com o santomense Juka, bem como muitas outras combinações entre todos os cantores. No final todos os cantores e músicos interpretam juntos duas canções (“Venham mais cinco” de José Afonso e o Funáná “Nhor Deus”) numa festa apoteótica.
Trata-se de um grande espectáculo de cruzamento entre culturas de origem lusófona que nasceu de uma encomenda da Presidência da República para as comemorações do dia 10 de Junho realizadas em Coimbra em 1994.
Segue o link para ficares a conhecer o álbum "Sons da Fala".
Sem comentários:
Enviar um comentário