"Os pais do rock mirandês” ou” a banda do sector primário”. São estes alguns dos títulos angariados pelos “Picä Tumilho”, um grupo constituído por cinco elementos (duas guitarras, baixo, bateria, voz e teclas) que faz da língua mirandesa a pedra de toque para os temas editados no recente trabalho discográfico “Sacho, Gaçpóia i Rock n’ Roll”.
Oriundos de Sendim, uma vila do concelho de Miranda do Douro, os Pica Tumilho tornaram-se nos pioneiros do Rock Mirandês, sendo a primeira “Agrícola Rock Band” a cantar em língua mirandesa, mesmo antes desta ter sido reconhecida como idioma oficial minoritário.
Para definir o espírito que esteve na base da formação da banda, em 1998, pode dizer-se que os Picä Tumilho são um grupo que está para as sacholas e as forquilhas, como um grupo de rock industrial está para a utilização de sons de rebarbadeiras, berbequins ou outro tipo de máquinas.
O trabalho “Sacho, Gaçpóia i Rock n’ Roll” é a prova disso. Os músicos foram beber influências aos espirituosos anos 70 e 80, criando assim uma música crua, cómica e simples. Os seus espectáculos ao vivo, aliás, são já um dos cartões de visita da banda, onde o improviso e a teatralidade têm sido a tónica dominante.
O nome da banda, também ele cariz etnográfico, remonta aos tempos antigos, quando o tomilho era uma planta selvagem, picada aos bocados para melhor cobrir as estradas."
( www.diariodetrasosmontes.com/noticias/complecta.php3?id=103)
"La matancëa del cuchino" é o vídeoclip (versão Caraoke) da primeira banda a cantar em Mirandês.
1 comentário:
http://www.picatumilho.com
http://myspace.com/picatumilho
http://youtube.com/2giga
Enviar um comentário