28/12/2007

OS RABELOS DO DOURO | Música D´Ouro

O Grupo de Cantares "Os Rabelos do Douro" nasceu da Escola de Música da Casa do Povo de Fontelas em 19 de Agosto de 1993, data em que fez a sua primeira apresentação oficial.
Grupo de cariz transmontano/duriense, arranja, interpreta e divulga apenas músicas desta região, provenientes das recolhas etnográficas e relacionadas com as tradições, usos, crenças e costumes regionais.
Os elementos que o constituem apresentam-se com trajes tradicionais, sendo os seus instrumentos de natureza acústica, tais como :viola baixo, "violas", Viola Braguesa, cavaquinhos, bandolins, bombo, pandeireta, ferrinhos e reco-reco.
A sua intensa actividade reparte-se em actuações em casas de Turismo Rural, animação festiva, turismo fluvial, encontros de música popular e actuações indiviuais.
Possui um vasto repertório musical com cerca de 80 temas da região, onde constam alguns dos mais emblemáticos e conhecidos trechos musicais, como: "Ó rapaz aperta a faixa", "Fui ao Douro às vindimas", "Nossa Senhora da Serra", "A Rabela do Douro", "Amor deita a barca ao rio", "Eu venho de lá de baixo", entre muitos outros.
O seu primeiro trabalho discográfico intula-se "Fainas e Feitorias", foi lançado em 2000, tendo sido já reeditado posteriormente.
O presente trabalho "Douro...Até ao lavar dos Cestos" é o culminar de toda uma experiência adquirida e entrega às questões de natureza cultural do concelho do Peso da Régua, em particular, e de toda a região em geral.
"Os Rabelos do Douro" são:
Alfredo Elias (bandolim e voz); Avelino Leal (bandolim e voz); Alberto Pinto (voz); Carlos Albano (baixo acústico); Francisco Trindade (ferrinhos e voz); Conceição Borges (viola e voz); Fátima Marques (reco-reco e voz); Eugénia Campos (pandeireta e voz); Inês Pereira (braguesa e voz); Jorge Pereira (viola); Nélson Sequeira (bombo); Maria João (cavaquinho e voz); José Campos (braguesa, cavaquinho e voz) e Paulo Coutinho (viola e voz).
"Os Rabelos do Douro" podem ser contactados através do mail:

1 comentário:

Anónimo disse...

Não entendo como é que esta música,poderá estar num blog como este. Só se for por ser um blog de música Portuguesa e "rebelde"!..

/>