27/01/2008

OLISSIPO ELÉCTRICO

Olissipo Elétrico é o projecto criado em Portugal por Guida de Palma, a voz notável e o balanço e energia imperdíveis que já conhecemos de outro projecto, os Jazzinho, nascidos em Londres.
Olissipo, por ser o antigo nome de Lisboa, porque pretende criar um som baseado na antiga e lendária cidade criada por Ulisses. Por ser Lisboa mas também o mundo à sua volta. Elétrico, por ser um dos símbolos mais característicos da cidade de Lisboa.
Vintage e ecléctico ao mesmo tempo – tal como a sonoridade da banda - que usa uma combinação de sons e elementos acústicos e electrónicos, como o Fender Rhodes, o baixo eléctrico Hamond Organ, contrabaixo, piano, percussões africanas e, naturalmente, a voz de Guida.
Olissipo Elétrico está longe de ser mais um quarteto a interpretar as já sobejamente conhecidas versões de standards de jazz. Divertido, groovy, impregnado de soul, funk e sabores latinos, é concebido – tal como o colectivo Jazzinho – para agradar quer a puristas e amantes, quer a curiosos do jazz.
O projecto reúne músicos consagrados residentes em Lisboa mas oriundos de todo o mundo. Dan Hewson é de Londres: compositor e pianista formado em Cambridge, é conhecido pelos arranjos que fez para projectos como Groove Armada, entre outros. Gustavo Roriz é brasileiro e é uma conhecida figura na cena musical lisboeta. João Ferreira é angolano, Guida de Palma é portuguesa. É a simbiose global perfeita!
O repertório é constituído sobretudo por temas Jazz e a maioria das canções são standards ainda não muito popularizados e com um cunho profundamente lisboeta.
Haverá quem reconheça temas celebrizados por Miles Davis, Return To Forever, Milton Nascimento, Henri Salvador, Gal Costa, Sarah Vaughn, Nat King Cole, Carlos Santana, Dizzy Gilespie, Joe Sample, James Moody, entre tantos outros.
Olissipo Elétrico

31 Janeiro ( 5ª feira), 21.00h
Auditório do Instituto Franco - Português
Lisboa

Sem comentários:

/>