26/04/2008

FESTIVAL IBERFOLK | Sortelha

Num desafio permanente ao público, aos conceitos culturais estabelecidos, à criatividade, à participação activa e à descoberta, a associação Transcudânia, os colectivos Rodobalho, a Tradballs e a Junta de Freguesia de Sortelha preparam a 3ª edição do IberFolk, entre 5 e 7 de Setembro, na aldeia histórica de Sortelha.
Num formato em que a participação daqueles que seriam os espectadores é o centro do programa, o festival pretende levar o valor histórico e patrimonial de Sortelha e da região a novas pessoas.
Pretende-se construir um ponto de encontro saudável, partilhado em redor da música, da dança e da cultura tradicional, nas suas diversas formas de reconstrução e re-interpretação.
Depois do sucesso da 2ª edição, com a magia de Sortelha aclamada por todos, temos a certeza que em 2008 Setembro abrirá as portas da muralha a almas novas em busca de momentos ímpares.
O programa será um misto de aprendizagem e descoberta – das danças, dos instrumentos, das artes, da paisagem – durante o dia e de partilha e alegria em sons diversos à noite.
A grupos de cariz tradicional, com propostas inovadoras de interpretação, junta-se a paisagem ímpar de Sortelha e arredores para que o olhar, a audição, o tacto e o olfacto se sintam em casa, numa casa-aldeia.
Mais do que nomes sonantes para serem consumidos pelo imediato, é importante referir que Sortelha volta a acontecer, que em Setembro as muralhas desaparecem.
Mais do que prometer programas recheados de habituais, a organização deixa o desafio para que o construam. A Transcudânia será o motor.

Festival Iberfolk - 5,6,7 Set. 08 - Sortelha

Sem comentários:

/>