02/08/2008

UM PORTO DE FADO | Casa da Música

Um porto de abrigo para quem gosta de música, Um Porto de Fado para todos os que se sentem portugueses.
A Casa da Música volta a ser palco de um festival dedicado à mais portuguesa forma de expressar a saudade e o sentido de ser português.
Um cartão de identidade que nos dá entrada em cada vez mais partes do Mundo e nos distingue das demais culturas.
Um misto de tristeza, nostalgia e saudade que, ao longo dos anos, tem escrito o nosso destino na História.
Da Mouraria para o coração de cada um, o fado tem acompanhado as mutações da sociedade e encontrado, nas diferentes gerações, representantes que, ao seu jeito e embora com a tradição bem presente, têm incutido uma nova identidade a este género que não corre riscos de desvanecer.
Ao fado vadio e castiço, seguiu-se nos anos 40, com Amália Rodrigues, o fado moderno com letras de grandes poetas e é este que tem perpetuado no tempo com representantes de renome, como Maria da Fé e Rodrigo, que teremos oportunidade de ver no Um Porto de Fado.
A estes juntam-se os descendentes da nova geração do fado, Joana Amendoeira e Ricardo Ribeiro que, com menos de 30 anos, traçaram o seu estilo e dão provas de talento na interpretação desta canção urbana.
Representando o fado de Coimbra teremos Fernando Machado Soares e algo mais experimental será apresentado por Lula Pena que, do fado, guarda o sentimento.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Casa da Música volta a ser um palco de um festival dedicado á mais portuguesa forma de expressar a saudade e o sentido de ser português.
Um cartão de identidade que nos dá entrada em cada vez mais partes do mundo e nos distingue das demais culturas.
08 de Agosto - 22.00h
Fernando Machado Doares / Lula Pena
09 de Agosto - 22.00h
Ricardo Ribeiro / Maria da Fé
10 de Agosto - 22.00h
Joana Amendoeira / Rodrigo

Sem comentários:

/>