29/09/2008

MAFALDA ARNAUTH | "Flor do Fado"

Chega hoje às lojas o novo trabalho da fadista Mafalda Arnauth, "Flor de Fado".
O mote para este disco foram os espectáculos no Teatro da Trindade, seguindo-se de várias apresentações um pouco por todo o mundo. A partir daí novos temas foram pensados, trabalhados, criados e recriados.
No inicio do ano, Mafalda Arnauth reuniu-se em estúdio com os músicos que a acompanharam nos espectáculos: Luis Pontes (Guitarra Clássica), Ramon Maschio (Guitarra Clássica), Ângelo Freire (Guitarra Portuguesa), Fernando Júdice (baixo acústico).
A eles juntou-se Davide Zaccaria no violoncelo, e Ernesto Leite ao piano, como músicos convidados.
"Flor de Fado" é composto por dez temas inéditos e três versões “Tinta Verde” de Vitorino, “Flor de Verde Pinho” de Manuel Alegre e José Niza e ainda “Povo que lavas no rio” de Pedro Homem de Mello na música do fado Vitória, e que pela primeira vez Mafalda se aventura a gravar.
“Talvez Ali…”, um tema de Ernesto Leite, com poesia de Tiago Torres da Silva, é talvez uma das pérolas deste registo capaz de criar em todos aqueles que o ouvem uma onda de emoção e arrepio.
Uma das grandes surpresas é o tema “Entre a voz e o Oceano” de Olívia Bygton com poesia de Tiago Torres da Silva, interpretado pelas duas artistas num espírito de tertúlia, onde a voz, um grande poema e o violão nos fazem sentir o quanto a camaradagem e boa onda são responsáveis pela vontade de fazer música.
Em "Flor de Fado" encontramos fados da autoria de Luis Pontes e Ramon Maschio, bem como da própria Mafalda Arnauth e de Tiago Torres da Silva, poeta e letrista com uma visão cada cada vez mais inspirada e profunda da alma portuguesa e com uma inegável capacidade para criar palavras que pedem para ser cantadas.
"Flor de Fado" tem apresentação agendada para o dia 11 de Outubro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Sem comentários:

/>