18/10/2008

PETIÇÃO PARA UM NOVO HINO NACIONAL

A petição já está há algum tempo na internet mas na passada quinta-feira ganhou novo fôlego no programa da Manhã da Antena 3, com a Deolinda como convidados.
Nuno Markl juntou-se à "causa" e, com a divulgação pública, o número de signatários já passou a barreira do milhar e continua a crescer.
Em causa, lê-se em petiçao.com.pt/hino-deolinda , está a pujança do tema do álbum de estreia Canção ao Lado , "Movimento Perpétuo Associativo" - que banda apresenta e entoa como hino de facto nas actuações - face à alegada desactualização d' "A Portuguesa" escrita no final do século XIX por Henriques Lopes de Mendonça e musicada por Alfredo Keil.
"Porque o tempo dos "heróis do mar" já lá vai há muito... Porque não somos actualmente nem "nobre povo", nem "nação valente"... (...) Porque é preciso um "murro no estômago" para acordarmos do estado de latência a que chegámos... (...) Porque qualquer nação que queira evoluir tem de ter uma noção clara e consciente dos seus males e dos seus vícios mais negativos;", escrevem os peticionários, sugere-se a letra de Pedro da Silva Martins.
O apoio de Nuno Markl é inequívoco: "Isto não tem a ver com querermos mesmo que os futebolistas passem a cantar o Movimento Perpétuo Associativo antes dos jogos (embora, pessoalmente, isso me pareça extremamente divertido). Tem a ver com Portugal ter o sentido de humor e auto-paródia capaz de fazer de nós, portugueses, pessoas melhores e mais evoluídas", refere no seu blogue.
A partir das 4000 assinaturas o documento será entregue na Assembleia da República.
Os Deolinda actuam hoje na Aula Magna em Lisboa.

Sem comentários:

/>