27/12/2008

CANCIONEIRO DO ALTO DOURO

O Grande Cancioneiro do Alto Douro, da autoria de Altino Moreira Cardoso, é composto por dois volumes de recolhas de música tradicional do Alto Douro.
O primeiro volume reúne 600 canções da Vinha. No segundo volume estão reunidas canções de Natal, Reis, Embalar, Rimances, Tunas e cantigas avulsas.
Num ensaio introdutório, o autor, licenciado em Letras e também antigo tocador de um rancho do Alto Douro e elemento do Conservatório e da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, estabelece e demonstra, em muitas cantigas do Alto Douro, marcas irrefutáveis da sua origem galego-portuguesa, difundida de Santiago de Compostela para Lamego durante as peregrinações e movimentos militares dos cruzados na fundação de Portugal por D. Afonso Henriques e revivificada nas vindimas, após a fundação da Região Demarcada do Vinho do Porto.
Tal demonstração baseia-se em aspectos do conteúdo (a coita de iniciativa feminina, o animismo, a ruralidade, com seus bailes, fontes, rios, romarias...) e da estilística poética própria dessa lírica trovadoresca: o paralelismo, com "leixa-pren", alternância vocálica, refrão, adequação à dança, etc.
Nesta tese inicial são ainda estudados outros aspectos: os musicais, que tentam explicar o desaparecimento das músicas medievais e os poéticos que exploram os poemas como textos literários autónomos, com simbologia própria.
Volume I -Cantigas da Vinha“ precedidas de uma tese inicial que liga algumas cantigas á lírica trovadoresca (cantigas populares de amigo), provenientes de Santiago de Compostela, no início da fundação da nacionalidade, com D. Afonso Henriques, em Lamego (e Tarouca).
Volume II - “Músicas de Tunas Rurais, Natal-Reis, Romances, Cantos Religiosos, Cantos Avulsos do Trabalho, Desgarradas.

2 comentários:

Altino Cardoso - amadora-sintra-editora disse...

O GRANDE CANCIONEIRO DO ALTO DOURO é composto de 3 volumes (total 1.920 páginas e 1-150 canções tradicionais).
Os rimances medievais estão transcritos (pauta col letra) no Vol II.
As Cantigas da Vinha no Vol I
Os contextos europeus do Vol III dão uma panorâmica euopeia quer das cantigas, quer de outros assuntos culturais em que tudo se enquadra.
Ver mais no site: hpps://amadora-sintra-editora.pt

Altino Cardoso disse...

O GRANDE CANCIONIRO DO ALTO DOURO é uma Obra monumental!

/>