28/03/2009

PEDRO MOUTINHO | "Um Copo de Sol"

No próximo dia 04 de Abril, Pedro Moutinho apresenta no palco do Centro Cultural Vila Flor, ao vivo e em estreia nacional, o seu terceiro álbum, “Um Copo de Sol”, com produção de Carlos Manuel Proença e inéditos (letras e músicas) de Aldina Duarte, Manuela de Freitas, Jorge Rosa, Rogério Oliveira, Pedro Campos, Tiago Bettencourt, Amélia Muge, Rodrigo Leão, entre outros.
O convite é que trague “Um Copo de Sol” e se deixe invadir por uma luminosidade que desponta da voz sentida e sensual de Pedro Moutinho. De um modo que nunca se esquece, Pedro Moutinho, neste novo álbum, confessa-se e arrebata-nos.
“Não estou arrependido”, canta o fadista num dos 12 temas que compõem o disco produzido por Carlos Manuel Proença que também o acompanha à viola fazendo parceria com José Manuel Neto à guitarra portuguesa e Daniel Pinto na viola baixo.
Neste álbum encontramos uma Lisboa que é de hoje, sempre com o Tejo, mas das passadeiras do Marquês e das esplanadas onde se usufrui do sol. Uma bebedeira de frutos da seiva solar que são cada um destes fados cantados com um amadurecimento não só da prática fadista mas dos sentimentos. A luminosidade que encontramos neste álbum reflecte a verdade do fadista.
Cantando, Pedro Moutinho conta-nos histórias suas que podiam ser de qualquer um de nós. Pedro Moutinho cresceu a ouvir e a conviver com alguns dos mais importantes intérpretes da canção de Lisboa (como é o caso do seu irmão Camané), facto que lhe permitiu começar a cantar aos 11 anos de idade e a acumular uma enorme experiência.
E é dessa história pessoal que se socorre para impressionar quem o ouve, sólido como um rochedo, alma na voz, postura de puro fadista. Em palco, os olhos cerram-se, pois é no escuro que as emoções mais brilham.
Distinguido com os Prémios Revelação da Casa Imprensa e Amália Rodrigues para o seu anterior álbum, "Encontro", Pedro Moutinho justifica-os ao dar um salto com este novo disco que confirma o que já circulava: temos fadista e fadista não é quem quer mas quem ao canto se lhe dedica de alma franca e cria um universo que sendo seu nos leva a identificarmo-nos com ele.
Nada de mais natural para quem é nado e criado no meio do fado. Não vale a pena enumerar os palcos que pisou ou a muitas noites de fado por Lisboa. Basta ouvi-lo e vale a pena conferir em Guimarães, no próximo dia 04 de Abril, no Centro Cultural Vila Flor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de vos informar sobre a Hora do planeta.


Nosso planeta como todo mundo já sabe sofre com o aquecimento global e é nossa responsabilidade junto com empresas, governos e nações fazer o mínimo possível para que possamos ter um futuro melhor, já que talvez nossos filhos não o tenha.



A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.



Então faço um apelo desesperado para você que é blogueiro(a), leitor, passe essa campanha adiante, divulgue. Seja no blog, por e-mail, orkut, boca a boca. Apague suas luzes no próximo sábado e ajude nosso planeta, não custa nada.



Ai você me pergunta: Mas o que eu vou fazer durante uma hora com as luzes apagadas?



Eu respondo e até dou a idéia do que eu decidi fazer sábado a noite

VOU VER ESTRELAS








Estamos tão apegados a tecnologia, informática, que esquecemos de coisas simples da vida, então abra a janela de sua casa, vá para a varanda, quintal, jardim e olhe para o céu. Convide um amigo ou os amigos, namorado, amante, marido e olhe para as estrelas não custa nada e ainda faz bem a alma.



Caso não consiga apagar as luzes total da casa, desligue o computador, o ventilador, o ar condicionado, desligue a TV.



Eu acredito que a sua alma se alegrará com esse pequeno gesto de amor por você mesmo, afinal o que somos nós comparados a grandeza de nosso planeta? Só nos resta cuidar dele para que possamos viver muito por aqui e em paz.



Espero você sábado das 20:30 apague as luzes e deixe as estrela clarear 60 minutos de sua noite.




Esse vídeo mostra onde começou a hora do planeta e como o mundo se mobiliza para o terceiro ano do evento.

http://www.youtube.com/watch?v=aeYugbX8YDU

/>