17/03/2009

SE ASAS M´TIVESSE | Pássaro Cego"

“Se asa m’tivesse” dá nome à nova formação musical que junta o compositor e pianista português Manuel Paulo e a cantora cabo-verdiana Nancy Vieira à teia poética de João Monge.
O álbum de estreia de Se asa m’ tivesse intitula-se "O Pássaro Cego", presentemente em produção e com edição prevista para Abril de 2009.
O estilo da parceria Manuel Paulo/João Monge, presente na Ala dos Namorados (grupo recentemente extinto) ou no CD/Espectáculo “Assobio da Cobra”, alarga, assim, o seu espectro e maturidade com a voz única de Nancy Vieira, que traz consigo todo o calor africano e cuja enorme versatilidade lhe permite ambientar-se em variadíssimas paisagens sonoras sem nunca se descaracterizar. Cada uma das onze canções de O Pássaro Cego foi ilustrada pelo pintor João Ribeiro.
A ideia que presidiu à concepção de "O Pássaro Cego" tem a ver com a criação de uma série de canções com ligação entre si, em vez de uma colecção de canções isoladas tematicamente.
É para os autores Manuel Paulo e João Monge um desafio estimulante, pois têm, assim, um fio condutor, como se de um argumento se tratasse, que vai levando quem os ouve ao longo das ilhas sobrevoadas pelo pássaro.
O pássaro, sendo cego, orienta o voo guiando-se pelos seus sentidos e vai identificando as várias ilhas que sobrevoa.
Assim, plana sobre “a ilha mãe”, “a ilha dos corpos”, “a ilha da saudade”, “a ilha da Babilónia”, “a ilha das vozes” ou “a ilha dos amores”.
A cada uma das dez ilhas corresponde uma canção, para além de um tema que se intitula "O Pássaro Cego".

Sem comentários:

/>