24/04/2009

LINDAARTINI | Santiago Alquimista

Em Novembro de 2006, os Linda Martini apresentaram o álbum “Olhos de Mongol” a um Santiago Alquimista repleto de amigos, curiosos e seguidores atentos.
Mais de 2 anos depois, a banda regressa ao mesmo palco para assinalar a reedição desse disco, uma edição de luxo em digipack que conta ainda com um CD bónus, o EP de estreia “Linda Martini”, que nunca teve distribuição comercial.
Ambos os registos cimentaram a relação da banda com o público e provaram que a geração do punk lisboeta de finais dos anos 90 está viva e de boa saúde, reinventando-se e descobrindo novos caminhos para a sua música.
Os Linda Martini foram descobertos, primeiro, por uma pequena mas fanática legião de fãs. Depois, conquistaram a crítica. E, cada vez mais, estão a ser descobertos pelo grande público, um público fascinado por um rock atraente, subtil, denso, difícil de definir (é indie? é pós-rock? é experimental?) e, coisa rara neste universo musical, cantado em português.
Nascidos em 2003, com o nome a ser inspirado pelo de uma amiga italiana, distribuem a maqueta "Linda Martini" (2005) em espectáculos e divulgam os seus temas no myspace.
Por esta altura, o culto à volta da banda aumenta exponencialmente, de concerto para concerto, com casas cheias nas lojas Fnac, na Galeria ZDB, na Caixa Económica Operária, nos festivais Super Bock Super Rock, Sudoeste, Paredes de Coura e ainda numa digressão pelas ilhas britânicas com os God Is an Astronaut que levou os Linda Martini a Dublin, Waterford e Londres.
Em 2008, os Linda Martini surgem com "Marsupial" (um EP em vinil com temas inéditos e raridades, editado pela Rastilho).
Os Linda Martini regressam aos palcos lisboetas, mais propriamente ao Santiago Alquimista, no próximo dia 8 de Maio, pelas 22.30h, para mais uma actuação com a energia arrebatadora que os caracteriza.

Sem comentários:

/>