29/05/2009

CARMINHO | "Fado"

No próximo dia 01 de Junho chega finalmente o tão aguardado disco de estreia de Carminho. “Durante muitos anos, houve muita gente que me considerou a «grande esperança» do fado.
A todos eles - e aos outros que sempre tiveram boas palavras para mim - agradeço-lhes do fundo do coração. Mas também tenho a dizer-lhes que esse carimbo, ia chamar-lhe esse fardo, caiu sobre os meus ombros como uma responsabilidade enorme.
E, também por isso, só agora gravei o meu primeiro álbum. Até aqui, ainda não me tinha sentido capaz de vir a poder defender um disco inteiro, um pouco à semelhança de um bom trabalho de faculdade mas que depois tem que ser apresentado oralmente: a teoria pode estar perfeita mas se não estamos seguros da matéria, não a podemos defender.”
Quanto ao título do disco, Carminho adianta: “O meu primeiro disco chama-se «Fado». Não podia, e digo-o com humildade, chamar-se outra coisa. Por respeito às minhas raízes, ao fado e a mim própria. E este disco sou eu. O meu passado (fados que sempre cantei), o meu presente (a evolução que o meu fado tem sofrido ao longo dos anos) e o meu futuro (em que irei, ainda mais, deixar-me guiar pela minha sensibilidade)”.
Produzido por Diogo Clemente – que assume ainda os créditos da Viola de Fado no disco – “Fado” conta com a presença de alguns dos dos melhores músicos de fado: Ricardo Rocha, José Manuel Neto, Bernardo Couto e Ângelo Freire, todos na guitarra-portuguesa, e o viola-baixo Marino de Freitas, para além da participação especial do contrabaixista Carlos Barretto no tema «Espelho Quebrado».
Ao todo 14 fados compõem este disco, em que Carminho assina duas das letras. Dois dos quais podem desde já ser ouvidos na página da artista no myspace. (In myspace de Carminho)
"A Bia da Mouraria" é um dos singles/vídeoclipes de apresentação do álbum "Fado" de Carminho. A realização do vídeoclip tem a assinatura de João Botelho.

Sem comentários:

/>