04/07/2009

UMA CASA PORTUGUESA | Porto

"O Festival Uma Casa Portuguesa propõe uma viagem pelas múltiplas expressões da música tradicional e popular portuguesa, levando-nos a paragens tão distintas quanto o fado, os agrupamentos filarmónicos ou as mais genuínas manifestações da música regional.
Os clássicos do cancioneiro tradicional nas sete vozes femininas do grupo Segue-me à Capela, as danças e cantares das Terras de Miranda ou o humor dos Adiafa ao som da viola campaniça alentejana revelam-nos os ambientes rurais da música tradicional portuguesa.
O universo do fado vê-se invadido pelo jazz num concerto de Mário Laginha e Bernardo Sassetti. Os dois pianistas responderam ao desafio da Casa da Música com um concerto original que assinala o 10º aniversário da morte de Amália Rodrigues.
Não faltarão também oportunidades para ouvir algumas das grandes vozes da actualidade do fado, como Cristina Branco e Hélder Moutinho, ou para descobrir a nova abordagem de António Zambujo, plena de referências à música brasileira.
O ano do Brasil serve de pretexto para revelar as faces mais desconhecidas da música nordestina, os ritmos e os cantares rurais de Pernambuco e Alagoas nas vozes de Renata Rosa e do grupo Siba e a Fuloresta.
As festas populares típicas do Verão não seriam as mesmas sem a presença das bandas filarmónicas. Nas tradicionais arruadas e procissões, ou tocando música festiva no coreto, são há mais de 200 anos presença fundamental na nossa música.
Tem, por isso, especial significado o encontro de bandas que traz oito agrupamentos da região ao palco da Praça". (in Casa da Música)
Uma Casa Portuguesa - 08 a 02 de Agosto, Porto

Sem comentários:

/>