Cristina Branco leva à Casa da Música o seu novo álbum, "Kronos", já apresentado numa digressão internacional que a levou a França, Bélgica, Holanda, Áustria, Alemanha e Suíça.
"Kronos" é um álbum constituído por canções inéditas da autoria de diferentes criadores, unidos por um traço comum: todos têm percursos desenhados ao longo de muitos anos, com contributos decisivos na afirmação de um cancioneiro português de qualidade.
Décimo disco de uma carreira iniciada há 12 anos, em Amesterdão, sucede a dois trabalhos de homenagem a duas das maiores influências de Cristina Branco: "Live", dedicado a Amália Rodrigues; e "Abril", com versões de canções de José Afonso.
Neste concerto na Casa da Música, Cristina Branco canta o tempo ao lado de Ricardo Dias (piano e direcção musical), Bernardo Couto e José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Alexandre Silva (viola) e Fernando Maia (viola baixo).
Dez anos após a edição do seu álbum de estreia, Sete Fados e Alguns Cantos, e seis do premiado "Luz de Lisboa" (Prémio Amália Rodrigues 2005), Hélder Moutinho regressa aos originais com "Que Fado É Este Que Trago", que apresenta neste concerto.
É uma “viagem” imaginária ao mundo do fado, que conta com a assinatura do fadista na maioria das letras das canções e ainda na composição da música para um poema de David Mourão Ferreira.
Nesta “viagem”, Hélder Moutinho começa por onde pode ter nascido o fado, recuperando os fados tradicionais, e passa, depois, para os fados canções. O concerto termina com os novos fados, momento em que entram os novos instrumentos, como a percussão e o acordeão.
Na apresentação de "Que Fado É Este Que Trago", Hélder Moutinho é acompanhado por Marco Oliveira (viola de fado), Ricardo Parreira (guitarra portuguesa) e Nando Araújo “Yami” (baixo acústico), a quem se juntam os músicos convidados Pedro Santos (acordeão) e Quiné (percussões).
26 de Julho - Cristina Branco/Hélder Moutinho
Casa da Música, Porto (22.00h)
Sem comentários:
Enviar um comentário