03/08/2009

ANDREW THORN | Discurso Directo

O Ep "Brutes On The Quiet" de Andrew Thorn, chegou no passado dia 20 de Julho às lojas. Por detrás do projecto Andrew Thorn está João Pedro Coimbra, mentor dos Mesa, músico multifacetado e multi-instumentista que, para além dos seus próprios grupos, trabalhou ou tem trabalhado com nomes como os Bandemónio, Três Tristes Tigres ou Coldfinger. O Portugal Rebelde esteve recentemente à conversa com João Pedro Coimbra e revela-lhe agora a "electro-folk" de Andrew Thorn.
Portugal Rebelde - Há quanto tempo andavas a "germinar" a "electro-folk" de Andrew Thorn?
Andrew Thorn - A ideia surgiu em 2007, quando começaram a aparecer pelo estúdio temas que não tinham lugar nos projectos, que até então vinha a desenvolver. Achei por isso que o melhor seria fazer um projecto novo, pensado de raiz, onde pudesse dar seguimentos a estas ideias.
PR - "Brutes On The Quiet", é o lado mais intimista e orgânico de João Pedro Coimbra?
AT - É um projecto mais pessoal, logo também mais despojado. A idéia foi fazer um disco onde 4 músicos tocassem todos na mesma sala e gravassem ao mesmo tempo. Como se fosse uma actuação sem público, um carimbo numa folha, onde certos contornos se vêm melhor que outros, sem retoques. Ficou assim e é assim que deve ficar. O conceito de produção foi não ter produção...
PR - A Pop de Andrew Thorn , nunca teria muito sentido num disco dos Mesa?
AT - Desde logo pela língua. Andrew Thorn é um projecto interpretado em inglês.
PR - Numa palavra, ou duas, como definirias o EP "Brutes On The Quiet"?
AT - Representa a vontade de 4 pessoas que querem tentar coisas novas. Vejo quase como uma obrigação, tentar em cada disco, ir um passo à frente do que já fiz.
PR - "Brutes On The Quiet", vai er apresentado no Festival "Noites Ritual" no Porto. O que pode esperar o público, quando na noite de 29 de Agosto, Andrew Thorn subir ao palco?
AT - Costumo dizer que quando vou ver um concerto, quero ver a forma com as canções são transpostas para o palco, a forma como esse ambiente as molda e como são as pessoas que estão por detrás dos instrumentos. Espero conseguir também transmitir isso.
PR - Depois deste EP, para quando a edição do 1º álbum de Andrew Thorn?
AT - O 1º álbum sairá no primeiro semestre do próximo ano.
PR - Em tempo de Verão, a Pop de Andrew Thorn, "bebe-se" de um só trago?
AT - É uma possibilidade. Mas é como a cerveja, tens de repetir. Não chega uma!

Sem comentários:

/>