08/10/2009

VITORINO | "Tango" na Casa da Música

Vitorino leva à Casa da Música Tango, o seu novo álbum gravado em Buenos Aires, que revela verdadeiras preciosidades do tango argentino com uma sensibilidade arrebatadora e emocionante.
São canções dos anos 20, 30 e 40, ao lado de tangos em português, evocando grandes autores como Carlos Gardel, Aníbal Troilo, Jorge Luís Borges e António Lobo Antunes. Neste concerto, Vitorino apresenta-se ao lado de uma formação de músicos argentinos, dirigida pelo maestro Ramon Máschio.
Companheiro de palco e canções de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Sérgio Godinho e outros nomes maiores da música portuguesa, Vitorino estreou-se em 1975 com o seu primeiro disco assinado com nome próprio, "Semear Salsa ao Reguinho".
O álbum, que incluía a famosa canção "Menina Estás à Janela", foi logo considerado um ponto de referência na redefinição de padrões estéticos e caminhos que a música popular viria a trilhar a partir do meio da década de 70.
Inspirado na vida e nas cores do mítico bairro de Buenos Aires, Vitorino baptizou o grupo que o acompanha com o nome Boca Livre Tango Sextet.
O sexteto nasce a partir do trabalho discográfico "Tango" e dele fazem parte jovens e destacados músicos deste género.
Destaca-se a participação de dois músicos que gravaram em Buenos Aires e que se juntam a esta apresentação: Carolina Cajal, contrabaixista em vários projectos de tango, como a orquestra feminina “China Cruel”, e o maestro Juan Trepiana, pianista e compositor que é director pedagógico do “Conservatorio de Estilos Tangueros” da Academia Nacional de Tango da República Argentina.
10 de Outubro - Casa da Música, Porto (22.00h)

Sem comentários:

/>