18/12/2009

ABZTRAQT SIR Q | Lisboa

O projecto AbztraQt Sir Q nasceu em 2005. Um grupo de músicos cujos destinos se cruzaram no Extremo Oriente, algures entre o ruído da metrópole e o murmúrio da natureza.
Andy Newman, o baterista pedante. Egon Crippa, o baixista esquivo. Mundina Moruniq, a vocalista exibicionista. Peter Shuy, o guitarrista neurótico. Fechados no seu próprio mundo, o Xing Palace Place e o seu magnífico jardim, desconstroem cançoes e deixam-se embalar pela cacofonia.
Inventam-se dialectos, reinventa-se a ortografia, subverte-se a fonética, recusam-se as convenções.
Não procuram o óbvio mas acabam por encontrá-lo... Se vivessem em Nova Iorque, seriam muito mais respeitados e admirados.
Facilmente dariam abundantes concertos no circuito "downtown" da grande cidade. Só que, apesar da sonoridade claramente cosmopolita e estilisticamente transversal, vivem em Portugal e este facto condiciona muita coisa.
Editaram um dos mais inventivos discos em 2008 - "Qorn Pop Garden". Uma guitarra, um baixo, uma bateria e uma voz feminina em constante sobressalto.
As canções são tudo menos convencionais(na forma, na estrutura), prendendo a atenção constante do ouvinte. Os AbztraQt Sir Q são um caso sério a seguir com atenção.
18 de Dezembro - Bar Lounge, Lisboa (23.30h)

Sem comentários:

/>