29/04/2010

DEOLINDA | Prémio Revelação "Songlines"

Os Deolinda foram considerados o grupo revelação pela revista britânica Songlines, com o álbum de estreia "Canção ao lado".
Na segunda edição dos Prémios Songlines, que distinguem artistas da área da world music, os Deolinda venceram na área de "Prémio Revelação", para o qual estavam ainda nomeados Invisible System, Speed Caravan e Mamer.
A revista Songlines pretende distinguir os melhores projectos de cada ano na área da world music atribuindo prémios em quatro categorias: melhor artista, grupo, colaboração multi-cultural e grupo revelação.
O prémio foi atribuído aos Deolinda pelo álbum de estreia "Canção ao lado", que teve edição internacional pela World Connection, ainda que o grupo de Ana Bacalhau tenha acabado de lançar o segundo registo, "Dois selos e um carimbo".
"Canção ao lado", que inclui os temas conhecidos "Fado Toninho", "Fon-fon-fon" e "Movimento Perpétuo Associativo", é dupla platina em Portugal, com cerca de vinte mil cópias vendidas.
"Dois selos e um carimbo", editado pela EMI, e que o grupo apresentará a 07 de junho na Casa da Música, Porto, e no dia seguinte no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, terá edição internacional em setembro.
A cantora Lura estava nomeada na categoria melhor artista pelo álbum "Eclipse" e os Stockholm Lisboa Project estavam nomeados na categoria de colaboração multi-cultural, pelo álbum "Diagonal on Westpark".
A edição de junho da revista Songlines dedicará um espaço aos vencedores e editará um CD com temas dos 16 nomeados.
www.songlines.co.uk

Sem comentários:

/>